Alemanha libera entrada de turistas brasileiros vacinados

Turistas do Brasil vacinados poderão visitar o país. Foto: Canva

A partir deste domingo (22), residentes do Brasil completamente vacinados contra a Covid-19 poderão viajar para a Alemanha para fins de visita e turismo. A decisão foi anunciada pela Embaixada do país na tarde desta sexta-feira (20).

A permissão ocorre após o território brasileiro passar de “zona com variantes de vírus” para “zona de alto risco”. O país estava com restrições máximas para viagens do Brasil desde janeiro deste ano.

Segundo as regras oficiais anunciadas, serão aceitas as vacinas Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen. O governo alemão não menciona o imunizante Coronavac, mas destaca que “uma ampliação abrangendo outras vacinas com um padrão de proteção comparável está prevista assim que os testes necessários forem concluídos”.

As autoridades ainda explicam que é necessário um comprovante da vacinação para ingressar no país. O documento deve ser mostrado nos idiomas alemão, inglês, francês, italiano, ou espanhol com os seus dados pessoais (nome, sobrenome e data de nascimento); a data da vacinação e o número de doses aplicadas; o nome da vacina; nome da doença alvo da vacina e o nome do emissor. Além do comprovante, os viajantes precisam preencher o registro digital de entrada, disponível no site do governo alemão.

Entrada de pessoas sem a vacinação completa

De acordo o documento da embaixada, a Alemanha só permitirá a entrada de pessoas que ainda não foram totalmente imunizadas em casos de “extrema necessidade”. As exceções são detalhadas no site oficial do Ministério Federal de Assuntos Internos.

As autoridades ainda pontuam que caso o viajante não se encaixe nestas regras, o país continua com as medidas restritivas para a entrada de brasileiros que ainda não tenham a vacinação completa. Em relação aos vistos, a emissão foi retomada na semana passada, quando foi liberada a entrada de estudantes e outros brasileiros com motivo essencial de viagem.

Reabertura para turistas brasileiros na Europa

A mudança nas regras coloca a Alemanha como mais um país que reabre para o turismo dos brasileiros. A mesma decisão já havia sido tomada pela Croácia, Suíça e França nos últimos meses.

Outros países como Reino Unido, Itália, Espanha e Portugal seguem com as fronteiras fechadas para a entrada de viajantes não essenciais do Brasil. A revisão das regras é realizada periodicamente, no entanto, não há uma previsão de reabertura destes países.

Compartilhar

2 Comments

Não é possível deixar seu comentário no momento.