Portugal estuda retomar em breve voos comerciais com o Brasil

Voos estão proibidos até 15 de abril, com exceção de viagens autorizadas pelo Governo. Foto: TAP / Divulgação


Os voos entre Brasil e Portugal poderão ser retomados em breve. O primeiro-ministro, António Costa, disse, nesta quinta-feira (1°), que haverá o retorno das viagens diretas, suspensas desde o final de janeiro: “Relativamente ao Brasil, [queremos] poder retomar voos, embora com a obrigação de testes e medidas de quarentena”, afirmou o líder do país, enquanto anunciava a nova etapa do plano de desconfinamento.

Não foram dados mais detalhes de quando as viagens serão retomadas. O Agora Europa já entrou em contato com o Ministério da Administração Interna para saber mais detalhes da decisão anunciada pelo primeiro-ministro nesta tarde.

O atual documento que proíbe os voos entre dos países é válido até às 23h59min do dia 15 de abril. Neste período, só estão permitidos os voos com caráter de repatriamento. Nas próximas semanas, estão confirmados dois voos de ida e volta entre Brasil e Portugal, um operado pela TAP e outro pela Azul Linhas Aéreas.

A retomada dos voos comerciais, mesmo que ainda sem previsão de retorno dos embarques para turismo, é aguardada por muitos brasileiros. Apesar de já terem retornado ao Brasil mais de 700 passageiros nos voos especiais, além daqueles que utilizaram escalas, ainda existem cidadãos que desejam retornar ao país.

Ao mesmo tempo, brasileiros que residem legalmente em Portugal também foram afetados pela suspensão dos voos e burocracias para obter vagas em voos de repatriamento, conforme relatos de leitores do Agora Europa.

Atualmente, o retorno para o território português tem sido feito por rotas alternativas, como França e Suíça. É obrigatória apresentação da autorização de residência ou passaporte europeu, além do teste PRC negativo para Covid-19. Além disso, os viajantes precisam cumprir 14 dias de isolamento obrigatório.

Nesta quinta-feira (1), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou um sistema digital para o controle da quarentena. O passageiro deve preencher o formulário antecipadamente com o endereço de onde ficará neste período. Depois, receberá um certificado que deve ser apresentado no controle da fronteira, seja aérea, terrestre ou marítima.

Leia mais:
– Vistos vencidos de imigrantes são estendidos até dezembro em Portugal
 Pandemia: crise retira empregos e afeta legalização de imigrantes em Portugal
 Portugal adia até abril atendimentos para regularização de imigrantes

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *