Portugal reabre área externa de restaurantes na segunda-feira

Limite será de quatro pessoas por mesa.
Foto: Canva


Na próxima segunda-feira (5), Portugal avança com mais uma etapa do plano de desconfinamento. Academias e lojas de até 200m² com porta para a rua irão reabrir. Os bares e restaurantes poderão voltar a receber clientes na área externa, com limite de quatro pessoas por mesa. Inicialmente, o horário de atendimento será reduzido, até às 22h30min de segunda a sexta e até às 13h aos finais de semana.

Também voltarão a abrir os museus, galerias de arte e palácios, além do reinício das aulas presenciais do ensino fundamental. Outra novidade do plano é que será novamente permitido viajar entre municípios.

O anúncio foi realizado pelo primeiro-ministro, António Costa, na tarde desta quinta-feira (1), após reunião do Conselho de Ministros. De acordo com o líder do país, existem condições de continuar com a reabertura gradual do país, após um lockdown de dois meses que derrubou as taxas de infecção da Covid-19.

No entanto, o Governo estará atento à situação epidemiológica. Nos municípios em que os casos aumentem, as regras podem voltar a entrar em vigor, explicou António Costa. O primeiro-ministro parabenizou a população pelo comportamento até agora, mas fez um apelo para o feriado prolongado de Páscoa.

O pedido do Governo é que as pessoas não façam reuniões familiares com pessoas que não moram na mesma residência. Para fortalecer a regra, desde a semana passada até às 23h59min de segunda-feira (5), não é permitido viajar entre municípios.  Costa repetiu que o esforço das pessoas neste período é essencial para a terceira etapa do plano, prevista para 19 de abril. Nesta data, poderão reabrir os centros comerciais, todo o comércio e a área interna dos restaurantes.

Leia mais:
– Portugal estuda retomar em breve voos comerciais com o Brasil
 Portugal cria sistema digital para controle da quarentena de viajantes
 Azul confirma segundo voo especial entre Brasil e Portugal

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *