Portugal: Comissão aprova proposta da oposição para reduzir imposto sobre salário em 6 faixas

A oposição, liderada pelo Partido Socialista (PS), obteve uma vitória sobre a proposta do governo português de redução do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS). Inicialmente, o projeto do Partido Social Democrata (PSD), do atual primeiro-ministro Luís Montenegro, previa descontos em oito escalões do IRS.

A sugestão, no entanto, não obteve sucesso na Comissão de Orçamento e Finanças do Parlamento português, em votação nesta quarta-feira (5). A nova tabela aprovada, de sugestão do PS, prevê reduções mais significativas nos escalões mais baixos do IRS, até o sexto escalão.

Simule como ficará seu salário, caso a proposta seja aprovada no Plenário

Calculadora de Impostos Portuguesa

Insira o salário anual

SalárioAtualAprovado no Parlamento
Salário anual com desconto
Total de taxas descontadas (anual)
Salário mensal líquido
Deduções mensais

Após a aprovação na Comissão, a proposta de redução adicional do IRS seguirá agora para votação no plenário da Assembleia da República. Nesse estágio, todos os deputados votarão para decidir se a proposta será definitivamente aprovada. Se aprovada pelos deputados, a proposta será encaminhada ao Presidente da República para promulgação. O presidente tem a opção de aprovar, vetar ou solicitar a revisão da proposta.

Compartilhar