Saiba como ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul do Exterior

O Rio Grande do Sul (Brasil) vive a pior enchente da história. Com as fortes chuvas que atingem o estado desde a última semana, inundações e desabamentos foram registrados na maior parte do estado afetando mais de 800 mil pessoas em 341 dos 497 municípios gaúchos, o que representa 68,6% das cidades. Setenta e oito pessoas perderam a vida e mais de 100 estão desaparecidas.

Territorialmente, em um comparativo com a Europa, a destruição atinge o equivalente a mais da metade da Itália, que possui 301,2 mil quilômetros quadrados, enquanto o Rio Grande do Sul tem uma extensão territorial de 281,7 mil quilômetros quadrados. Assim como municípios do interior do Estado, a Capital, Porto Alegre, também está alagada em diversas áreas, com água na altura dos telhados de casas, o que inclui a região central, onde se encontram a Prefeitura e o Mercado Público, por exemplo. 

Na Europa, a Câmara Municipal do Porto, em Portugal, manifestou solidariedade ao Estado por meio das redes sociais e apresentou uma campanha de apoio à cidade de Porto Alegre para incentivar doações. O Papa Francisco também falou sobre a situação do Rio Grande do Sul durante a missa dominical (5) no Vaticano.

O Agora Europa reuniu uma lista de instituições, organizações e entidades que possuem contas internacionais para quem quiser ajudar estando no exterior:

A Maior Campanha Solidária do RS

A campanha foi criada pelo Instituto Vakinha, Pretinho Básico e Badin Colono e está sendo apoiada por empresas e influenciadores de todo o Brasil. Além do Pix [email protected] é possível realizar doações em dólar, euro e libras esterlinas.

Cufa (Central Única das Favelas)

A Organização Não Governamental (ONG) Cufa, juntamente com a Federação Nacional Antirracismo, possui frentes de apoio em diferentes regiões do Rio Grande do Sul em cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vale do Taquari, entre outras. A entidade possui parceria com o ifood e a empresa aérea Gol, além de receber o apoio de inúmeros artistas como Anitta e Mano Brown. As doações podem ser feitas por meio de Pix [email protected] ou via PayPal [email protected].
Instagram: @cufars

HUMUS – Brasil

A associação sem fins lucrativos atua em comunidades em áreas de risco de desastres relacionados a eventos naturais extremos. A ONG se deslocou para auxiliar o Rio Grande do Sul atendendo a solicitação de bombeiros voluntários devido à urgência para a realização de resgates principalmente de pessoas ilhadas devido à elevação do nível da água. A associação aceita doações por meio de Pix (CNPJ) 46.265.388/0001-53, mas também outros métodos como cartão de crédito e PayPal.

Instagram: @humus_br

Grupo de Resposta a Animais em Desastres

O grupo de voluntários está atuando no resgate de animais e famílias durante a enchente do Rio Grande do Sul. A atuação ocorre em diferentes cidades gaúchas, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. As doações estão disponíveis por Pix 54.465.282/0001-21, mas também cartão de crédito e PayPal.

Instagram: @grad_brasil

Fundo Luz Alliance

A modelo gaúcha e ativista internacional Gisele Bündchen anunciou a reabetura de doações para o Fundo Emergencial Luz Alliance em parceria com a Brazil Foundation com destinação da verba para as pessoas afetadas no Rio Grande do Sul. As doações podem ser realizadas em real ou dólar americano.

Instagram: @brazilfound

Cozinha Solidária (MTST)

A Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) localizada no bairro Azenha, em Porto Alegre, está atuando na preparação de marmitas para distribuir à população atingida pelas enchentes. A meta da associação é entregar diariamente 2,4 mil refeições. As doações podem ser realizadas pelo Pix [email protected] ou pela plataforma Apoia.se, além do PayPal para doações do exterior.

Instagram: @cozinhassolidariasmtst

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou três contas bancárias para doações em euro, dólar ou libras esterlinas:

Zona do Euro 
Banco Standard Chartered
Bank Frankfurt 
Swift: SCBLDEFX 
Conta: 007358304 

Zona do Dólar 
Banco Standard Chartered Bank New York 
Swift: SCBLUS33 
Conta: 3544032986001 

Libras esterlinas 
Standard Chartered Bank – London, UK
SWIFT: SCBLGB2L
Conta: 01251596201

É preciso informar:

Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1 
NOME: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul 
CNPJ (Também para Pix): 92.958.800/0001-38

Prefeitura de Porto Alegre

Selecionar Brasil como país de destino

IBAN: BR48 0036 0305 0282 2000 0713 361C 1
Swift: CEFXBRSP
Chave Pix: CNPJ 929635600000160

Para compartilhar com estrangeiros:

Compartilhar