Lisboa: idosos terão fila prioritária para votar no segundo turno

Filas foram tão extensas que horário de votação foi estendido em Lisboa. Foto: Amanda Lima / Agora Europa

Idosos com 60 anos* ou mais terão acesso prioritário às urnas eletrônicas no 2° turno das eleições brasileiras, em Lisboa. O Consulado-Geral do Brasil na capital portuguesa adotou um novo esquema de organização dos eleitores para o próximo domingo (30). No 1° turno (2), o modelo de apenas uma fila causou longas horas de espera para milhares de eleitores no maior colégio eleitoral da Europa.

O novo esquema foi apresentado na tarde desta terça-feira (24) pelo cônsul Wladimir Valler Filho, que é o juiz eleitoral em Lisboa. Uma equipe contratada pelas autoridades brasileiras vai fazer o gerenciamento da entrada dos eleitores do prédio da Universidade de Lisboa. Os profissionais, que vão usar coletes laranjas, serão responsáveis por fazer a liberação dos votantes para entrada no prédio onde estão as urnas.

A concentração será em frente ao prédio da Reitoria, onde serão instalados toldos e sinalização. A rua entre os dois prédios estará totalmente fechada por questões de segurança, uma vez que os eleitores vão passar pelo trecho para terem acesso à porta de entrada. 

Concentração em duas filas será em frente ao prédio da Reitoria. Foto: Reprodução

Outra mudança diz respeito ao local de saída dos cidadãos brasileiros. Uma porta nos fundos do prédio da Universidade de Lisboa será utilizada para que os eleitores deixem o local. No primeiro turno, a saída era realizada pela mesma porta de entrada, o que causou aglomeração em frente ao prédio. 

Segundo o cônsul, o fato de os eleitores já conhecerem a sala em que votam também vai ajudar a acelerar o processo. Mesmo assim, mesas de apoio com profissionais serão mantidas para informar os eleitores. Os cidadãos que já sabem onde fica a seção devem ir direito para a sala, sem passar pelo check in. 

Leia mais:
Eleições no Brasil: confira o endereço dos 40 postos de votação na Europa
Irlanda: Embaixada altera local de votação no 2º turno para evitar longas filas
1° Turno na Europa: Lula vence em 35 de 36 cidades e abstenção é de 50,77%

A equipe também vai reforçar o número de cartazes com orientações sobre as salas, que são distribuídas em três andares no prédio. Do lado de fora, os profissionais que vão gerenciar as filas, também terão um QR code para informar os eleitores sobre o local das seções.

No primeiro turno, foi necessário estender o horário de votação até às 20h para que todos os eleitores que estavam na longa fila pudessem exercer o direito ao voto. Segundo Valler Filho, a expectativa é que não seja necessário prorrogar o horário de votação no segundo turno, mas a medida será avaliada no domingo de acordo com as circunstâncias. Ele espera que as novas iniciativas planejadas possam organizar melhor o fluxo das filas. 

A equipe eleitoral também chamou atenção para a mudança do horário de verão. O período de votação permanece o mesmo, das 8h às 17h. No entanto, os brasileiros devem atrasar os relógios em 1h para não terem imprevistos com o horário.

Urnas extras

O colégio eleitoral em Lisboa, que tem 118 urnas, recebeu 11 novos aparelhos, seis para substituir os que tiveram problemas no primeiro turno, além de cinco urnas extras. Caso alguma delas não funcione, poderá ser substituída. 

No primeiro turno, seis seções tiveram votação em papel, após problemas em cinco urnas. Na outra, os votos foram perdidos após um eleitor votar duas vezes. O aparelho foi lacrado e os votos da urna não foram computados.

Sobre o episódio, que está sob responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o juiz eleitoral afirmou que os mesários receberão a recomendação para estarem atentos.

Metrô vai funcionar, confirma cônsul

O metrô da Cidade Universitária, que dá acesso direto ao local de votação, vai funcionar no domingo (30). As autoridades brasileiras em Lisboa dialogaram com a empresa responsável pelo serviço, para que adiassem as obras previstas para o período do segundo turno

De acordo com Wladimir, a solicitação foi atendida. Como a rua em frente ao prédio estará fechada, ficará interrompida a circulação de carros e ônibus no local. Policiais vão realizar o controle do trânsito. 

Sobre a segurança, o esquema será o mesmo, sem aumento no número de profissionais privados e com apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP). No primeiro turno não foram registradas ocorrências graves. 

No segundo ciclo de votação, a documentação de identificação permanece a mesma. São aceitos apenas documentos brasileiros, como passaporte, identidade ou carteira de motorista. Em Lisboa estão inscritos para votar 45.273 brasileiros, o maior colégio eleitoral fora do Brasil. 

*Outros eleitores com direito à fila prioritária

-Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;

-Mulheres grávidas e lactantes;

-Pessoas acompanhadas com crianças de colo;

-Pessoas com espectro autista;

-Pessoas obesas;

-Pessoas enfermas. 

Compartilhar