Jornalista
A Embaixada do Brasil em Dublin definiu um novo local para que os eleitores brasileiros possam votar no segundo turno das eleições presidenciais, marcadas para o próximo dia 30. Desta vez, as urnas eletrônicas serão disponibilizadas no Estádio Croke Park, localizado na região central da capital irlandesa. A mudança, confirmada na tarde desta sexta-feira (14), é uma resposta às críticas de diversos eleitores que tiveram de aguardar inúmeras horas para conseguir acessar o local de votação definido para primeiro turno.
Desta vez, o espaço escolhido, que já acomodou mutirões de vacinação contra a Covid-19 durante a pandemia, oferece mais facilidade de acesso aos votantes, embora esteja localizado um pouco mais distante do centro de Dublin. Do local de votação do primeiro turno – escola de inglês Erin – para o Estádio Croke Park, é preciso percorrer 1,5 quilômetro, ou 20 minutos de caminhada. O ponto exato de votação está situado na Jone’s Road, Dublin 3. O Eircode, equivalente ao CEP brasileiro, é D03 P6K7.
O acesso dos 7.673 eleitores que foram à escola de inglês Erin para escolher o futuro presidente brasileiro ocorreu por apenas uma estreita porta. A quilométrica fila de espera se espremia em zigue-zague em frente à instituição de ensino e circulava a quadra, percorrendo quase 1,5 quilômetro ao todo.
Do lado de dentro, diferentes salas acomodavam as urnas eletrônicas, espalhadas por dois andares. Uma única escada permitia a movimentação entre os dois níveis e, em grande parte do tempo, também cedia espaço à fila para aqueles que aguardavam a chamada para votar nas urnas disponibilizadas no andar superior da escola.
Consulado-Geral de Lisboa promete providências
Assim como em Dublin, os eleitores da capital portuguesa também enfrentaram longas filas para acessar a Universidade de Lisboa, único local de votação da cidade. Embora novas medidas devam ser anunciadas nos próximos dias, o Consulado-Geral do Brasil na cidade lisboeta já confirmou, nesta sexta-feira (14), que as urnas serão novamente disponibilizadas no mesmo local.
Além disso, assim como em todas as cidades do Exterior, o Consulado-Geral também relembra que a votação iniciará às 8 horas da manhã e será encerrada às 5 horas da tarde, nos horários locais de cada país. Os eleitores também precisam ficar atentos à mudança do horário de verão, ressalta a representação brasileira no Exterior. Na madrugada do próximo dia 30, terá fim o horário de verão na Europa. Com isso, os relógios devem ser atrasados em uma hora.
Candidatos
No domingo do dia 30 de outubro, milhares de eleitores vão às urnas em 36 cidades europeias para escolher o futuro presidente brasileiro, cuja disputa se divide entre Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, e Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal. Na primeira rodada de votações, o candidato petista venceu em 35 das 36 cidades (40 locais) disponíveis para votação no continente europeu.
Ao todo, 130 mil eleitores foram às urnas. O número de brasileiros elegíveis para votar, no entanto, é de 284,8 mil pessoas.
Em números absolutos, Lula conseguiu fazer mais do que o dobro de votos do principal oponente. O petista conquistou a confiança de 79.398 eleitores das 36 cidades. Bolsonaro obteve 34.057 votos. Considerando o total de votos válidos no continente europeu, 126,6 mil, Lula obteve 63% deles. Já o o atual presidente, 27%.