Imigração renova 23 mil autorizações de residência de brasileiros em Portugal

 

Cidadãos fizeram a renovação online
Foto: Divulgação / SEF


Aproximadamente 23 mil autorizações de residência de brasileiros em Portugal foram renovadas automaticamente nos últimos 30 dias. O número corresponde a 49% de todas as autorizações de residências por meio da funcionalidade anunciada em 21 de julho pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O total de renovações automáticas foi de 47 mil.

De acordo com o SEF, a maioria dos motivos de renovação da autorização de residência de brasileiros foi por motivos de trabalho e reagrupamento familiar. Os estudantes estrangeiros ficaram de fora da nova funcionalidade, como noticiou o Agora Europa. No entanto, o órgão anunciou em nota publicada nesta semana que outras categorias de residentes serão incluídas na modalidade.

Renovação on-line

O novo serviço é totalmente on-line, sem a necessidade de ir presencialmente a um balcão de atendimento. A mudança ocorreu por causa da pandemia de Covid-19: “O SEF teve como objetivos simplificar os procedimentos, garantir o cumprimento das regras de segurança e mitigar as consequências que resultaram da situação de emergência sanitária”, explicam em nota.

Ainda conforme o SEF, o procedimento envolve consultar em uma base de dados todas as informações fiscais, de segurança social e registro criminal dos estrangeiros. A renovação só é autorizada para aqueles que reúnem todos os requisitos legais.

Leia mais
– Portugal poderá receber 5,9 bilhões de euros para investir em empregos
– Projeto de brasileiro na Irlanda leva comida a 200 crianças na África
– UE fecha novo acordo de compra antecipada de vacinas contra Covid-19

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.