Portugal prorroga até março a proibição de voos do Brasil


O Governo de Portugal confirmou, nesta madrugada, a prorrogação da proibição do tráfego aéreo com o Brasil. Até o dia 1° de março, não estão permitidos voos comerciais entre os dois países. A medida deixa centenas de brasileiros retidos no território português. A situação é a mesma para centenas de portugueses e brasileiros residentes também retidos no território brasileiro.

A diferença do documento anterior, é que desta vez, o Governo permite voos de regresso de cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal. O documento determina que a obrigação de promoção dessas viagens deve ser feita “pelas autoridades competentes de tais países, sujeitos a pedido e acordo prévio, e no respeito pelo princípio da reciprocidade”. Também estão permitidos, conforme o decreto, o repatriamento de cidadãos nacionais portugueses, da União Europeia (UE) e do Espaço Schengen, além de imigrantes com residência legal em Portugal.

Desde o início da proibição, no final de janeiro, brasileiros tentam um voo de repatriamento. Por meio das redes sociais, os imigrantes se uniram e enviaram uma reivindicação ao Consulado Geral do Brasil em Lisboa. O documento foi assinado por mais de 250 passageiros, que tiveram as passagens canceladas e precisam voltar para o território brasileiro.

A última informação do Consulado é que não estavam previstos voos de repatriamento neste período. O Agora Europa entrou em contato para saber se algo mudou, com a prorrogação do decreto e aguarda um posicionamento.

Da mesma forma, os brasileiros residentes em Portugal e cidadãos portugueses que estão no Brasil, tentam uma maneira de voltar ao país com voos diretos, mas tiveram as passagens canceladas. O posicionamento do Consulado de Portugal no Brasil é o mesmo do brasileiro, de que não há previsão de voos, neste momento.

Ambos os consulados sugerem a realização de rotas alternativas, no entanto, brasileiros relatam a insegurança de realizar escalas, bem como a falta de dinheiro para a compra de novas passagens e de exames PCR. Outra situação que dificulta as conexões, são as proibições de outros países aos voos do Brasil, como a Itália, Alemanha e França, por exemplo.

De ambos os lados do oceano, as pessoas prejudicadas com a medida tentaram maneiras de sensibilizar os governos para que não houvesse a prorrogação. Uma petição foi criada para pedir apoio do Governo de Portugal e já conta com mais de 600 assinaturas. Também foram utilizadas as redes sociais para contactar autoridades como forma de pedir ajuda.

Atualização

Em comunicado no Facebook, o Consulado Geral do Brasil em Lisboa informou que não estão previstos voos de repatriação, conforme instrução do Ministério das Relações Exteriores. A recomendação continua sendo a utilização de conexões.

Leia mais:
– Portugal estende lockdown até março
 Espanha prorroga limitação aos voos do Brasil até março
 Espanha prolonga fechamento da fronteira com Portugal até março

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *