Espanha impõe teste de Covid-19 para viajantes na fronteira com Portugal

Medida entrou em vigor nesta segunda-feira (7) ao longo de toda a fronteira.
Foto: Canva


Quem viaja de Portugal para Espanha, mesmo por via terrestre, precisa apresentar um teste negativo para a Covid-19. A medida, anunciada pelo Consulado Geral da Espanha em Lisboa, entrou em vigor nesta segunda-feira (7).

“A partir de 7 de junho, todas as pessoas com mais de seis anos que cruzem a fronteira terrestre entre Portugal [e Espanha] devem dispor de alguma das certificações sanitárias exigidas a todos os passageiros que entrem em Espanha por via aérea e marítima”, explica o comunicado oficial.

Para passageiros de avião ou navio, é exigida a mesma certificação. Segundo as regras espanholas, as provas negativas podem ser um teste PCR ou antígeno. Também será aceito o “Certificado Digital Covid da UE”, que atesta vacina contra o vírus ou recuperação da doença. No entanto, diferentemente da Espanha, o documento português ainda não está sendo emitido. A exceção é para trabalhadores transfronteiriços e residentes na extensão da fronteira entre os dois países.

De acordo com a publicação oficial, a prova negativa da doença é necessária, uma vez que o país considera Portugal como uma zona de variantes. A medida não é recíproca. Ou seja, quem viaja da Espanha para o território português, via terrestre, não precisa apresentar teste.

A medida entra em vigor na mesma data em que a Espanha reabriu a fronteira para turistas vacinados, à exceção de residentes no Brasil e África do Sul, que seguem impedidos de realizar viagens não essenciais ao país.

Leia mais:
França reabre turismo para vacinados, mas coloca Brasil em lista vermelha
Reino Unido retira Portugal da lista de viagens sem quarentena
Portugal reabre fronteiras do turismo para mais de 25 países europeus

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *