Dia das rosas e livros: Barcelona celebra Sant Jordi nesta terça-feira

Entre rosas vermelhas e estandes com livros espalhados por Barcelona, o tradicional Dia de Sant Jordi, São Jorge em português, será celebrado nesta terça-feira (23). Junto ao padroeiro da Catalunha, também se comemora o Dia do Livro, criado pela Unesco em 1995 como forma de incentivar a leitura. Na região, a data é equivalente ao Dia dos Namorados ou Apaixonados, com a troca de presentes entre quem se ama.

Uma das principais áreas onde ocorre a celebração fica nas regiões de Eixample e Ciutat Vella, no coração da cidade, com acesso exclusivo para pedestres a partir desta noite. Das 22 horas em diante, livreiros e floriculturas estão autorizados a montar as barracas em um espaço delimitado pela Diagonal, Gran Via e as ruas de Balmes e Pau Claris, estendendo-se até a Rambla.

Com as restrições na circulação de veículos até as quatro horas da manhã de quarta-feira (24), a prefeitura de Barcelona recomenda que os participantes do evento acessem a ilha literária utilizando transporte público e a pé. Alguns ônibus terão itinerário afetado e todas as informações podem ser encontradas no site da TMB.

Além de livros ocupando os espaços públicos, espalhados por praças e esquinas, também é possível encontrar doces e pães coloridos ou com formato de dragão em referência à lenda da região. Diz a fábula que um terrível dragão aterrorizava uma pequena vila da Catalunha e, para acalmá-lo, os moradores decidiram sacrificar uma pessoa por dia. Quando a filha do rei foi escolhida, no entanto, o cavaleiro Sant Jordi lutou com o dragão perfurando-o com a sua lança. Do sangue, brotou um roseiral de rosas vermelhas.

Da lenda, surgiu a tradição de presentar pessoas amadas com rosas. Já no início do século XX, começou também a ser celebrada a troca de livros em memória à morte dos escritores William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Garcilaso de la Vega ocorridas em 23 de abril.

Celebrações pela Catalunha

Além da ilha literária de Eixample e Ciutat Vella, outros distritos da cidade terão espaços reservados para a venda de livros e rosas, além de atividades programadas. As informações podem ser encontradas no site da festividade. O pontapé do evento em Barcelona acontece às seis horas da tarde de hoje (22), com o Pregón da Leitura, com o escritor britânico David Walliams, que será transmitido online. Também ocorrem jornadas de literatura em bibliotecas da cidade.

Por ser uma tradição que faz parte da história de toda a Catalunha, além da capital, outras cidades também possuem atividades em comemoração à data. Em Tarragona, além da troca de rosas e livros, também ocorrem apresentações de torres humanas por quatro grupos locais a partir das oito horas da noite na Rambla Nova.

Compartilhar