Lisboa, Portugal.
A partir desta sexta-feira (21), a Catalunha entra em clima de festa com as celebrações de Sant Jordi, padroeiro da região. O Dia oficial de São Jorge, como o santo é chamado no Brasil, é 23 de abril (domingo), mas a programação em Barcelona começa hoje com a Feira do Livro. A tradicional festa também terá atividades comemorativas em outras localidades, como no país vizinho, Portugal.
A tradição catalã é de troca de livros e rosas vermelhas nesta data, como forma de demonstrar amor e afeto. Também é celebrado o Dia dos Apaixonados e o Dia do Livro. Segundo o Ministério do Turismo espanhol, as ruas da capital Barcelona “se transformam em uma enorme livraria e floricultura ao ar livre”. De acordo com os dados do governo, são vendidos, em média, 1,5 milhão de livros e 6 milhões de flores na data.
A Gran Vía, a rua de Balmes e a rua de Pau Claris, as mais turísticas da cidade, recebem barracas de livreiros e estantes de rosas vermelhas. A programação cultural, que já começou ao longo da semana, conta com diálogos literários e palestras de escritores. Os monumentos históricos da cidade também costumam estar abertos com atividades especiais ao longo das comemorações. Mais detalhes podem ser conferidos aqui.
Ruas e praças de Barcelona, especialmente a de Sant Jaume, no bairro Gótico, também são palco de danças tradicionais, conhecidas como “sardanas”. Outra atração comum da data é a realização das torres humanas, chamadas de “castells”, na língua catalã.
Lisboa terá apresentações das torres humanas
A capital portuguesa e outras cidades do país também vão comemorar o dia de Sant Jordi. Nesta sexta-feira (21), a Praça do Município, no centro de Lisboa, sediará a apresentação das torres humanas. O evento, aberto ao público, será às 15h30min.
A iniciativa será realizada por um grupo espanhol, que levará a cultura do país vizinho à Portugal. A equipe Castellers de Vilafranca, que leva o nome de uma cidade na região de Navarro, é composta por aproximadamente 150 pessoas. Os artistas foram os vencedores do último concurso espanhol anual da tradição. Depois da atividade em Lisboa, os castellers vão realizar apresentações em outras regiões do país.
Em Elvas, no Alentejo, o evento será realizado no sábado (22), às 11h, na praça da República, onde outras atividades culturais também fazem parte da programação. À tarde, será a vez da cidade de Évora, também no Alentejo, receber as torres humanas, às 17h, na Praça de Giraldo. A atividade faz parte da celebração do “Desafio pela Saúde”, organizado pela prefeitura municipal.
No domingo (23), data oficial de Sant Jordi, o grupo retorna à Lisboa. Estão confirmados dois espetáculos, um às 10h no Castelo de São Jorge e outro no Padrão dos Descobrimentos, às 15h, ambos com participação aberta para o público.