Espanha determina quarentena para viajantes do Brasil

A quarentena inicial será de 10 dias, mas pode ser liberada aos 7 dias. Foto: Canva

A partir do dia 22 de fevereiro, segunda-feira, todos os passageiros de voos saindo do Brasil e da África do Sul com destino a aeroportos espanhóis, residentes no país ou em Andorra, deverão fazer quarentena obrigatória de 10 dias na chegada à Espanha. Este período pode ser reduzido para sete dias se, após a quarentena inicial de uma semana, os viajantes apresentarem teste PCR negativo de coronavírus ou de antígenos.

O isolamento poderá ser realizado em casa ou em uma acomodação escolhida pelo viajante, que não deve permitir o acesso a terceiros. E as saídas devem ser limitadas apenas para compra de alimentos ou ida a farmácias e centros de saúde.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (17) pela ministra de saúde, Carolina Darias, e vai ficar em vigor por um período inicial de 14 dias corridos, podendo ser prorrogado, caso seja necessário. A decisão tem como propósito impedir a circulação de novas variantes do coronavírus descobertas no Brasil e na África do Sul com a entrada de pessoas que viajaram pelos dois países. Ainda de acordo com o Governo, o objetivo é fortalecer os sistemas sociais e de saúde.

Segundo a ministra, “a ordem é absolutamente necessária, essencial e urgente para evitar a disseminação das variantes brasileira e africana de Covid-19”.

Outras medidas seguem obrigatórias

A quarentena soma-se a outras medidas de restrição já em vigor na Espanha, como a exigência de um teste PCR negativo de coronavírus, que deve ser realizado 72 horas antes da chegada ao País. Além disso, em alguns aeroportos espanhóis, como o de Madri, também são realizados testes de antígenos para os viajantes na chegada. Ainda de acordo com as restrições impostas pelo governo, só podem entrar na Espanha residentes no país ou em Andorra.

Até o momento, foram detectados cinco casos da variante brasileira em território espanhol. Segundo informações divulgadas pelo Conselho de Saúde de Madri, foram confirmados dois casos em Madri e três na Catalunha.

Leia mais:
Espanha prorroga limitação aos voos do Brasil até março
Espanha prolonga fechamento da fronteira com Portugal até março

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.