Portugal: imigração libera renovação automática de 16 mil residências


Autorizações de residência de imigrantes em Portugal que vencem entre 1° de abril e 30 de junho de 2021 poderão ser renovadas virtualmente. O procedimento está disponível a partir desta terça-feira (23), através do site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), na área “renovação automática”.

De acordo com comunicado do órgão, a medida irá abranger 16 mil imigrantes que vivem no país. Até agora, a funcionalidade estava disponível somente para os documentos que venciam até o dia 31 de março de 2021.

O processo de automatização do procedimento, antes realizado presencialmente no serviço de imigração, começou em julho de 2020, com a renovação on-line das autorizações de residência de trabalhadores. Os estudantes estrangeiros foram beneficiados pela nova ferramenta em novembro.

Brasileiros são os que mais utilizaram o serviço

Os brasileiros lideram a lista da nacionalidade que mais utilizou a renovação on-line desde que foi implementada. Dos 104 mil estrangeiros, 49.418 imigrantes eram brasileiros.

“Na prática, esta funcionalidade tem vindo a permitir diminuir o fluxo de atendimentos presenciais nos diferentes balcões do SEF, contribuindo de forma expressiva para as medidas de mitigação da pandemia”, ressalta nota oficial.

O Governo de Portugal também anunciou, na semana passada, a prorrogação dos prazos de autorização de residência. Foi publicado um decreto-lei que estende até 31 de dezembro de 2021 a validade dos documentos vencidos a partir de 24 de fevereiro deste ano.

Leia mais:
– Pandemia: crise retira empregos e afeta legalização de imigrantes em Portugal
 Portugal adia até abril atendimentos para regularização de imigrantes
 Portugal: vistos de residência para imigrantes caem 45% em um ano

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.