Lisboa, Portugal.
Os 37,5 mil imigrantes que fizeram o pedido de residência em Portugal no primeiro trimestre de 2020 serão convocados nos próximos dias para entrevista de legalização, a última etapa antes da obtenção da Autorização de Residência (AR) no país. A informação foi enviada ao Agora Europa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
De acordo com o órgão, o agendamento é por ordem cronológica. As mais de sete mil pessoas inscritas em janeiro de 2020 já foram contactadas, sendo que as próximas serão as de fevereiro, e, assim, sucessivamente. Os horários estão sendo marcados para a partir do mês de janeiro de 2022, dois anos após o início do processo de legalização no país.
A convocação segue na nova modalidade adotada em agosto deste ano, que convoca o imigrante individualmente. Antes, as vagas de entrevista eram disponibilizadas sem aviso prévio e esgotavam em poucos minutos, deixando milhares de pessoas de fora. A mudança ocorre após mobilizações de estrangeiros, principalmente de brasileiros, a maior comunidade estrangeira no país.
De acordo com o SEF, todos os estrangeiros inscritos entre 2017 a 2019 já foram convocados. Ainda não há informação sobre quando serão chamados os imigrantes que ainda não tiveram a documentação aceita, que é a primeira etapa da legalização em Portugal. Atualmente, estão sendo analisadas para aceitação as pessoas que submeteram o pedido no portal do SEF em julho de 2020.
Ao mesmo tempo, ainda não são conhecidos detalhes sobre a mudança no órgão, que está em processo de extinção para ser substituído por uma agência de imigração. O governo tem até o final de dezembro para apresentar como será o funcionamento da nova instituição.