Lisboa, Portugal.
A poucos dias do início do mês de novembro, muitos lojistas começam a se preparar para as vendas de Natal. É que é uma das épocas mais agitadas para o comércio, uma vez que os clientes lotam as lojas em busca de presentes. Em Portugal, já estão confirmadas mais de 750 vagas temporárias para a época natalina.
O El Corte Inglés, cadeia espanhola que reúne lojas de departamentos e possui dois shoppings em Portugal, um em Lisboa e outro no Porto, vai contratar mais de 500 profissionais. Ao Agora Europa, a empresa destaca que as oportunidades são para diferentes cargos relacionados com a venda dos produtos e atendimento aos clientes, como o embrulho de presentes.
As inscrições, já abertas, para os novos postos de trabalho devem ser feitas por meio do site da empresa. É possível fazer a candidatura com o número do passaporte. As oportunidades incluem trabalho em tempo integral e também parcial, conhecido como “part-time”. Ainda segundo o El Corte Inglés, é possível que os profissionais temporários sejam efetivados após o período de Natal.
Outra empresa que vai reforçar o quadro de funcionários é a Parfois, que vende acessórios na área da moda. Serão recrutados 250 trabalhadores para os armazéns do Porto e de Aveiro, cidade que fica na região Central do país. O processo seletivo é 100% online e todas as vagas são para período integral.
Leia mais:
– Portugal define valor mínimo para novo visto de procura de trabalho
– Veja em quais casos brasileiros podem pedir prorrogação do visto de turista em Portugal
– Moradia popular em Portugal: conheça sete programas e como concorrer
Os profissionais interessados já podem podem fazer um cadastro no site. Assim como o El Corte Inglés, é possível se candidatar com o número do passaporte, ou seja, brasileiros outros imigrantes que já moram em Portugal podem se candidatar. As exigências são ter o ensino fundamental completo e experiência prévia em atividades de venda e distribuição.
Em 2021, as vendas de Natal aumentaram 26% na comparação com 2020, ano da pandemia da Covid-19, em que haviam restrições para celebrações familiares no país. Os dados são da consultoria SIBS Analytics, que faz o acompanhamento anual da estatística. A taxa de desemprego atual do país é de 6%, com aproximadamente 310 mil pessoas sem emprego no mês de agosto, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).