Eleições: aplicativo E-título mostra local votação incorreto em Lisboa


O aplicativo E-Título está indicando um local incorreto de votação para o pleito presidencial a alguns eleitores brasileiros que moram na região de Lisboa. O aplicativo, disponibilizado pelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra o Consulado como um dos colégios eleitorais na Capital portuguesa. No entanto, todas as urnas disponíveis para a eleição de 2 de outubro na cidade estarão localizadas na Universidade de Lisboa.

Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, trata-se de um problema no aplicativo que ainda não foi resolvido. As autoridades esclarecem que, mesmo com a indicação no software, todos devem votar na universidade. Os eleitores também podem confirmar o local correto diretamente no site do TSE, em um login individual, onde deve ser informado o nome completo, data de nascimento e nome da mãe para a realização da consulta.

Diante da situação, uma equipe ficará no Consulado para redirecionar possíveis eleitores que tenham se confundido com o colégio eleitoral. A informação também pode ser encontrada no site oficial do órgão, que destaca o endereço do único local de votação: Alameda da Universidade, Lisboa. O acesso indicado para quem utiliza transportes públicos é a Linha Amarela do metrô.

Para o pleito deste domingo, estão inscritos 45.273 eleitores na Capital portuguesa. O local ultrapassou a cidade de Miami e se tornou o maior colégio eleitoral fora do Brasil em 2022, de acordo com dados do TSE. O aumento no número de votantes, na comparação com o pleito de 2018, é de 113%. 

Foram convocados 232 mesários para atuar nas 118 seções eleitorais, com 58 urnas no total. O horário de votação é das 8h às 17h, no horário de Lisboa. O eleitor precisa levar um documento oficial brasileiro com foto, como o RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte, por exemplo.

Uma orientação dos coordenadores da eleição na Capital é que os cidadãos utilizem o E-Título para saber a seção eleitoral antecipadamente. Ainda de acordo com a equipe eleitoral, mesmo com grande volume de inscritos, não estão previstas filas. Essa informação aparece corretamente para todos os eleitores, mesmo no caso de erro no local de votação.

Leia mais:
Saiba como renovar o passaporte brasileiro na Europa
Veja os endereços das embaixadas e consulados do Brasil na União Europeia e Reino Unido

Compartilhar