Covid-19: Espanha confirma retirada de teste para viagens de Portugal

Não é necessário teste ou certificado Covid-19 na travessia da fronteira.
Foto: Canva


A Espanha voltou atrás e retirou a obrigatoriedade de teste de Covid-19 ou o “Certificado Digital Covid da UE” para quem viaja de Portugal por via terrestre. Em coletiva de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros nesta terça-feira (8), a porta-voz do governo espanhol, Maria Jesus Montero, pediu desculpas pela “confusão”.

De acordo com Montero, não será necessário nenhuma prova negativa da doença ou protocolo adicional, diferente do que ainda consta no site do Consulado Geral da Espanha em Lisboa. A porta voz complementou que o documento oficial será revisado nesta quarta-feira (9). No Twitter, a conta oficial do Consulado compartilhou o vídeo da porta-voz e ressaltou que “estão ansiosos para atualizar a informação no site”.

A necessidade de teste ou outro certificado havia entrado vigor ontem (7) e surpreendeu as autoridades portuguesas, uma vez que não houve diálogo entre os governos sobre o assunto. O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, em declaração à imprensa, classificou a imposição da certificação como “muito estranha”.

Desde o início da pandemia, a coordenação da fronteira entre Portugal e Espanha tem sido feita em conjunto com ambos os países. A travessia já ficou fechada para fins não essenciais durante duas ocasiões, uma no início da pandemia, de março a julho de 2020 e a outra neste ano, de janeiro ao final de abril.

Leia mais:
Espanha libera entrada de turistas vacinados, com exceção do Brasil
França reabre turismo para vacinados, mas coloca Brasil em lista vermelha
Reino Unido retira Portugal da lista de viagens sem quarentena

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.