Bicicletas serão disponibilizadas mediante receita médica no Reino Unido 

Ciclistas também poderão receber treinamento. (Foto: Jézica Bruno)

Médicos britânicos poderão atribuir bicicletas para pacientes que necessitam perder peso ou fazer exercícios. A medida anunciada pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, faz parte de um plano de 2 bilhões de libras para incentivar o ciclismo e a caminhada no Reino Unido. As bicicletas devem ser concedidas em um sistema de empréstimo para a utilização do público.

Aproveitando o período de pandemia, quando mais pessoas estão optando por utilizar a bicicleta como meio de transporte, o governo britânico quer incentivar o uso da bicicleta como forma também de reduzir a poluição do ar e contribuir com melhorias para a saúde pública.

O plano prevê ainda a criação de milhares de quilômetros de novas ciclovias protegidas e a implementação de medidas para tornar as vias mais seguras aos que pedalam.

Também para incentivar as pessoas a pedalar, será disponibilizado treinamento para crianças e adultos. A capacitação poderá ser feita através de escolas, autoridades locais ou diretamente em esquemas de treinamento para ciclistas.

“Desde ajudar as pessoas a ficar em forma e saudáveis e diminuir o risco de doenças até melhorar a qualidade do ar e diminuir o congestionamento, o ciclismo e a caminhada têm um papel enorme a desempenhar no enfrentamento de alguns dos maiores desafios ambientais e de saúde que enfrentamos”, declarou o primeiro-ministro.

Além disso, devem ser instalados novos bicicletários em centros de transporte, centros urbanos e prédios públicos. Já para os que não possuem espaço para acomodar bicicletas em casa, serão criados novos espaços para guardar as bicicletas nas ruas.

O plano também prevê a criação de um programa nacional para facilitar o acesso à bicicletas elétricas, o que deve beneficiar pessoas mais velhas a percorrer longas distâncias ou pessoas que sejam menos aptas a pedalar.

Cupons para reparo de bicicletas

Também já estão sendo disponibilizados cupons de reparo de bicicletas, no valor de 50 libras, em um esquema piloto para incentivar milhares de pessoas a voltar ao ciclismo. Os primeiros 50 mil cupons já estão disponíveis e podem ser requisitados através de registro online no site do governo do Reino Unido.

Leia mais
Uso de bicicletas reduz 60 mil carros por dia no trânsito de Dublin
Lisboa lança programa para ajudar residentes na compra de bicicletas novas
Vendas de bicicletas disparam na Itália com bônus do governo

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.