Irlanda agiliza processo de vistos para imigrantes de três condados a partir desta segunda


Imigrantes que vivem nos condados irlandeses de Meath, Kildare e Wicklow deverão realizar o processo de solicitação de permissões de residência diretamente no Serviço de Imigração do Departamento de Justiça (Immigration Service Delivery – ISD), em Dublin. A mudança, válida a partir desta segunda-feira (8), aplica-se tanto ao primeiro pedido de visto quanto às renovações. Até então, o processo era realizado pelo escritório da Garda (polícia local).

Com a alteração, os moradores dessas localidades precisarão solicitar a primeira permissão de residência na Irlanda por meio do sistema telefônico de agendamento de vistos. Para isso, é necessário marcar um horário através do número 1800 800 630 e fornecer detalhes do passaporte e um endereço de e-mail. O serviço funciona das 9h às 17h. No dia e horário agendados, o estrangeiro deve se dirigir presencialmente ao escritório de Imigração, localizado na capital irlandesa, em Burgh Quay, Dublin 2.

As renovações de visto para quem vive em Meath, Kildare e Wicklow serão realizadas de maneira totalmente online, por meio do Portal INIS da Imigração. Os residentes de Dublin possuem acesso a essa funcionalidade desde 2020.

De acordo com o governo, a mudança promete reduzir o tempo de espera para os solicitantes, além de evitar o deslocamento para encaminhar a renovação do visto (Irish Residence Permit card – IRP). Já o recebimento do cartão ocorre diretamente nas residências dos solicitantes em todo o país desde novembro do ano passado.

É possível dar entrada no pedido até 12 semanas antes da data de expiração do visto atual para garantir que a Imigração tenha tempo hábil para o processamento. Já os moradores de outros condados do país ainda deverão realizar tanto a inscrição inicial quanto a renovação do IRP diretamente nos escritórios locais da Garda.

Compartilhar