Sistema de agendamento de vistos por telefone completa seis meses em Dublin

O sistema de agendamento exclusivo por telefone para quem solicita a primeira permissão de residência em Dublin completou seis meses com 41 mil marcações realizadas. No último mês, a média diária de atendimentos foi de 130. Os dados foram obtidos pelo Agora Europa junto ao Departamento de Justiça da Irlanda nesta segunda-feira (11).

Atualmente, o tempo de espera para ir à Imigração após o agendamento é de pouco mais de um mês. Nessa segunda-feira, por exemplo, as marcações estavam sendo agendadas para o dia 18 de agosto. Quando o serviço começou a ser oferecido, porém, o período entre a ligação e a data para fazer o documento chegou a superar dois meses, segundo relatos de brasileiros nas redes sociais. Na época, eram registradas cerca de 425 chamadas por dia.

Em vigor desde o dia 10 de janeiro, o modelo de serviço foi adotado pelo governo para suprir a alta demanda. Na ocasião, centenas de imigrantes aguardavam por meses em busca de agendamento online, o que não era possível principalmente devido ao fato de empresas utilizarem robôs para selecionar os horários prioritariamente. O Departamento de Justiça enfatizou que o serviço por telefone “foi introduzido para garantir que terceiros não bloqueassem os agendamentos”.

Junto à medida, também veio a promessa de que um novo sistema de agendamento online seria disponibilizado em breve. No dia 8 de fevereiro, a ministra da Justiça, Helen McEntee, respondeu em um debate no Congresso irlandês que “o novo sistema de marcação e agendamento do Serviço de Imigração, que irá agilizar e melhorar ainda mais o processo de registro, está em desenvolvimento e deverá estar disponível para os clientes em breve”.

Em resposta ao Agora Europa, o Departamento de Justiça pontuou que “continua a trabalhar no desenvolvimento de um novo sistema de agendamento e, enquanto isso, trabalhará com nosso provedor de serviços Freephone (telefone gratuito) para garantir que os agendamentos permaneçam disponíveis para nossos clientes”. O órgão não deu previsão para a adoção do novo sistema.

O número disponibilizado para a realização de ligações gratuitas é 1800 741 741, disponível para quem está na Irlanda. Quem está fora do país, como no Brasil, e busca realizar o agendamento antes de chegar ao território irlandês, utiliza sistemas que permitem a realização de chamadas internacionais, como o Skype, para fazer o contato.

O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O atendimento conta um grupo de cinco a sete operadores. Segundo o departamento, o sistema permite a marcação de um agendamento por pessoa, a menos que seja para uma família inteira.

As marcações por telefone devem ser feitas em casos de primeiro registro, no escritório de Burgh Quay, na Capital irlandesa. Já as pessoas que moram fora de Dublin devem buscar o escritório local de Imigração.

Compartilhar