
Lisboa, Portugal.
Procurar trabalho em Portugal, assim como no Brasil, não precisa ser uma tarefa fisicamente desgastante, como acordar cedo para garantir um lugar em filas de agências de emprego. No país lusitano, o mais procurado por brasileiros na Europa, diversas plataformas são atualizadas diariamente com centenas ou até milhares de ofertas de empregos. O Agora Europa listou os cinco portais mais populares para quem busca uma colocação no mercado de trabalho português.
Net Empregos
O Net Empregos é considerado o maior site de busca de empregos de Portugal, com mais de 248 mil empresas registradas. Segundo dados deste final de semana, estão disponíveis mais de 66 mil vagas de trabalho.
É possível fazer a busca por filtros. Por exemplo, selecionando a cidade, área da profissão e por tipo de emprego, parcial, integral, estágio ou trabalho remoto. Para se candidatar, é necessário fazer um cadastro no site com um perfil, com as principais informações, como experiências anteriores, habilitações escolares, foto e contato.
Leia também:
– Use a calculadora de salários do Agora Europa para saber as taxas pagas nos países europeus
Sapo Emprego
O Sapo Emprego está em segundo lugar no país com o maior número de vagas. Atualmente, estão cadastradas mais de 50 mil oportunidades de trabalho. De acordo com o site, as categorias com maior número de vagas ofertas são call-center, comercial e hospitalidade (restaurantes e hotéis).
O portal também possui a opção de busca com filtros, com palavras chaves, categoria e localidade. O site também possui uma seção chamada “Guia de Carreira”, com recomendações sobre currículo, marketing e comportamento. Para se cadastrar, é preciso fazer um perfil com currículo e as informações básicas de contato.
Alerta Emprego
O Alerta Emprego é um dos sites mais recentes, mas que se tornou bastante popular. Assim como os demais portais do gênero, a pessoa pode filtrar as opções de busca, por localidade, setor, tipo de emprego e até mesmo tipo de empresa, como multinacional. Outro diferencial do site é que estão disponíveis vagas em outros países europeus.
Segundo a plataforma, constam, atualmente, 2,8 mil vagas em Portugal, a maioria na área de atendimento ao cliente. Para se cadastrar e se candidatar, é possível usar o perfil do Linkedin ou criar um novo perfil com as informações de contato, escolaridade e experiência profissional.
Michael Page
A Michael Page atua como recrutadora de grandes empresas, especialmente em empregos especializados. É um site bastante utilizado para quem ainda está no Brasil, por exemplo, e pretende se mudar para Portugal.
A busca por vagas pode ser feita a partir do título ou função, localidade e valor do salário. O site não informa quantas ofertas estão disponíveis no momento, mas destaca as áreas de finanças, tecnologia e recursos humanos. O processo de cadastro é como os demais portais, com criação de um perfil ou utilização do Linkedin.
Jobtide
O Jobtide é um site em que as vagas são enviadas conforme o perfil da pessoa que se candidatou. De acordo com a plataforma, mais de 20 mil profissionais já foram contratados através do Jobtide.
O site também não revela o número de vagas disponíveis. A pessoa primeiro precisa fazer o cadastro do perfil, para depois ter acesso às ofertas de emprego oferecidas pelas empresas.
Ofertas no email e uso do Linkedin
Em todos os sites citados, é possível receber, por email, os alertas de emprego nas áreas selecionadas. Além dos portais, o Linkedin é outra plataforma de busca de emprego bastante utilizada no país, especialmente para vagas na área de atendimento ao cliente e tecnologia.