Espanha vai reduzir imposto sobre a venda de máscaras de 21% para 4%

Ministra da Fazenda anuncia redução do imposto sobre a venda de máscaras. Foto: La Moncloa

A ministra da Fazenda da Espanha, Maria Jesús Montero, anunciou nesta quarta-feira (11) a redução de 21% para 4% do IVA, imposto que incide sobre a venda de máscaras descartáveis. A medida será aplicada através de um real decreto-lei que será aprovado pelo Conselho de Ministros na próxima terça-feira (17). O assunto rendeu muita discussão nas últimas semanas em todo o país e o governo vinha sofrendo pressão para que o produto baixasse de preço, uma vez que agora a máscara é item indispensável para todos os espanhóis.

A ministra também garantiu que nesta quinta-feira (12), a Comissão Interministerial de Preços de Medicamentos e Produtos de Saúde vai revisar a redução do preço máximo fixado para este produto pelo Ministério do Consumo. Atualmente, as máscaras são comercializadas por 0,96 euros a unidade.

Governo aguardava aval da Comissão Europeia

Segundo a ministra,  a decisão só foi tomada agora porque o governo aguardava garantias por escrito, por parte da União Europeia, de que a Espanha não seria sancionada caso resolvesse aplicar a redução do imposto. “Tomamos essa decisão quando a Comissão Europeia nos confirmou que não abrirá processo de infração contra nosso país por descumprimento das normas europeias”, disse Montero durante sua intervenção no Congresso dos Deputados nesta quarta-feira. Ela também garantiu que a medida prevê a redução do valor das máscaras para o consumidor final.

Outros países, como Itália e Portugal, já reduziram o imposto há meses após a Comissão Europeia anunciar ainda em maio que não aplicaria sanções aos Estados Membros que descumprissem a regulamentação europeia sobre o IVA neste tipo de produto.

 

Leia mais:
Covid-19: Espanha prevê vacina gratuita para 10 milhões de pessoas
Espanha descarta confinamento domiciliar nos próximos dias
Catalunha obrigará uso generalizado de máscaras em espaços públicos



Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.