Espanha: uso de máscara ao ar livre deixa de ser obrigatório nesta quinta

A máscara seguirá sendo exigida nos grandes eventos que aconteçam ao ar livre e nos espaços internos. Foto: Canva

A partir de quinta-feira (10), o uso de máscaras ao ar livre deixa de ser obrigatório na Espanha. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8) pelo Ministério da Saúde espanhol. Segundo a pasta, a medida foi determinada devido à alta taxa vacinal alcançada no país e pela melhora da situação epidemiológica frente à pandemia provocada pela Covid-19.

No entanto, a proteção facial seguirá sendo exigida nos grandes eventos que aconteçam ao ar livre, como competições esportivas ou concertos, em que os participantes estiverem em pé ou não puderem manter a distância de segurança de pelo menos 1,5 metros. No espaços internos também continua a exigência do acessório.

O uso da máscara em espaços ao ar livre estava em vigor desde o dia 24 de dezembro do ano passado, como forma de prevenir os contágios por coronavírus no país. Na ocasião, quando a variante Ômicron se espalhava pelo território espanhol, as comunidades autônomas da Espanha pediram providências ao governo central, que decidiu pela obrigatoriedade da proteção, seis meses depois de abolir a medida.

Nesta terça-feira (8), em nova reunião, a maior parte das regiões concordaram com o fim da obrigatoriedade do acessório em espaços externos. A exceção foi do governo do País Basco que considera “prematuro”retirar a máscara ao ar livre com uma taxa de contágio ainda alta na região. De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde (07.02), a taxa de incidência acumulada nesta região é 2.363 casos positivos diagnosticados nos últimos 14 dias, para cada 100 mil habitantes.

Uso da máscara nas escolas

Quanto à obrigatoriedade do uso da máscara pelos alunos maiores de seis anos, nos pátios externos das escolas, cada região terá autonomia para decidir se seguirá exigindo o acessório nos ambientes ao ar livre ou não. Segundo a porta-voz do governo e ministra de Política Territorial, Isabel Rodríguez, é preciso seguir com as medidas de proteção contra a doença quando houver aglomeração de pessoas.

Em relação à pandemia na Espanha, de acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados na segunda-feira (7) a Espanha apresenta atualmente uma taxa de incidência acumulada de 1.997 casos positivos diagnosticados nos últimos 14 dias, para cada 100 mil habitantes. A população menor de 12 anos segue sendo a mais contagiada, com 3.489 infectados para cada 100 mil habitantes, no mesmo período.

A taxa de hospitalização por Covid-19 no país está em 12% e de leitos de UTI ocupados com pacientes Covid em 20%. Na Espanha, 91% da população maior de 12 anos está vacinada contra a doença.

Sobre as doses de reforço, a cobertura vacinal na Espanha é maior entre as pessoas com mais de 70 anos (92,13%) e é menor entre as pessoas na faixa dos 20 a 29 anos de idade (22%). Desde o dia 3 de fevereiro, qualquer pessoa acima dos 18 anos já pode agendar a aplicação da dose de reforço na Espanha.

Compartilhar