Espanha libera a entrada de acompanhantes nos aeroportos

Antes, apenas os passageiros com cartão de embarque podiam entrar nos terminais aeroportuários do país . Foto: Canva

A partir do dia 15 de outubro, volta a ser liberada a entrada de acompanhantes nos 46 aeroportos da Espanha. Até o momento, só podiam entrar nos terminais aeroportuários do país, os passageiros com cartão de embarque válido nas seis horas anteriores à viagem, assim como os acompanhantes de menores de idade, as pessoas com mobilidade reduzida ou que tivessem uma causa justificada. Dentro das instalações aeroportuárias, seguirá sendo obrigatório o uso de máscara, bem como das medidas sanitárias estabelecidas pelas autoridades espanholas.

A decisão proposta pelos ministérios dos Transportes e da Saúde já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e será publicada no Boletim Oficial do Estado (BOE, sigla em espanhol), nesta quinta-feira (14). O governo resolveu relaxar as medidas impostas ainda em julho do ano passado nestes locais, porque o país já está em risco baixo de contágio de coronavírus, o que significa menos de 50 casos positivos por cada 100 mil habitantes. No entanto, o acesso poderá ser limitado novamente, por um tempo determinado, se houver grande fluxo de passageiros e possibilidade de aglomerações.

Permanecem as regras para quem já está no aeroporto

Os passageiros que já se encontram em um dos terminais espanhóis, procedentes de voos de outros países, devem ser submetidos a um controle sanitário na chegada ao país, que inclui a medição de temperatura e a conferência de documentos. Os profissionais de saúde poderão ainda realizar um teste de antígeno se houver qualquer suspeita de caso positivo de Covid-19. A entrada também poderá ser negada por motivos de saúde.

Além disso, todos os passageiros que chegam na no território espanhol devem preencher o formulário de controle sanitário, através do site www.spth.gob.es. Os passageiros em trânsito internacional estão isentos de passar pelo controle sanitário, mas deverão obter igualmente preencher o formulário e apresentar o código QR.

Viagens do Brasil

Em relação aos passageiros vindos do Brasil, desde o dia 24 de agosto a entrada está liberada. Os viajantes que estiverem completamente vacinados com um dos imunizantes aplicados no Brasil, aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo a Coronavac, podem entrar no país. Os maiores de 12 anos deverão apresentar um certificado de vacinação em espanhol, inglês, francês ou alemão e não precisarão apresentar um teste negativo para Covid-19.

Já os viajantes não vacinados e que não tiveram a Covid-19, devem fazer um teste de diagnóstico para entrar na Espanha. Entre os testes aceitos estão o PCR (cuja amostra deve ser colhida, no máximo, 72 horas antes do desembarque) e de antígenos (o material deve ser colhido com, no máximo, 48 horas antes da chegada ao país). Os exames devem ser traduzidos para o espanhol ou inglês.

Compartilhar