Espanha libera presença de torcedores em partidas de futebol e basquete

Torcedores poderão assistir ao vivo as partidas finais da Liga de Futebol e da ACB de basquete. Foto: Canva

O Ministro de Cultura e Esporte, José Manuel Rodríguez Uribes, confirmou nesta quarta-feira (12) que será permitida entrada de público nos jogos restantes da Liga de Futebol e nos playoffs da ACB – a principal competição de basquete profissional da Espanha, também conhecida como Liga Endesa. No entanto, só será permitido o acesso aos estádios localizados nas comunidades autônomas que apresentam taxa de contágios de coronavírus inferior a 50 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, nas últimas duas semanas.

Atualmente, somente a comunidade autônoma de Valência está autorizada a receber público nas próximas partidas, mas com algumas limitações. O público não poderá ultrapassar 30% da capacidade total de cada estádio, nem superar o total de 5 mil espectadores. Além disso, será realizado um controle obrigatório de entrada e saída dos estádios e todos deverão manter um distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro. E não poderá haver deslocamento de torcedores, ou seja, só será permitido público local.

Aa regiões de Galícia e Baleares também poderão receber autorização nesta semana para receber público nas próximas partidas. A liberação vai depender das condições sanitárias das comunidades autônomas até a data das partidos.

As mesmas regras passam a valer para as partidas do final da temporada da Liga ACB de basquete. “Vamos seguir respeitando os mesmos critérios de quando surgiu a pandemia, baseados na prudência, no bom senso e nos aspectos sanitários”, afirmou o ministro Uribes.

Cinco partidas de futebol terão público espectador nos estádios

Segundo anunciou o ministro, cada clube será responsável em gestionar o acesso dos sócios aos estádios. Para a jornada do próximo domingo (16), já poderão assistir as partidas ao vivo, os torcedores de Valencia x Eibar e Villarreal x Sevilla, que estão na primeira divisão.  E na última volta, os torcedores de Elche-Athletic, Levante-Cádiz y Celta-Betis.

Recomendações extras

A Ministra da Saúde, Carolina Darias, também compareceu à coletiva de imprensa e reforçou os cuidados necessários para evitar novos contágios de Covid-19. “ Se queremos evitar a disseminação do vírus, é preciso manter 1,5 metro de distância, estabelecer uma setorização no estádio e controlar as entradas e saídas dos estádios, para que sejam escalonadas”, reforçou Darias.

Além disso, a ministra destacou que não será permitido fumar, comer, nem beber nos estádios e nos pavilhões. O público só poderá consumir a água  distribuída no interior dos locais, para evitar deslocamentos. E a máscara exigida para aceder às partidas será a FFP2, a fim de estabelecer máxima segurança entre as pessoas.

Leia mais:

Após 7 meses, Espanha encerra estado de alarme e retira toque de recolher

Espanha permite que regiões mantenham restrições da pandemia

Espanha projeta vacinar 25 milhões de pessoas até agosto

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.