
Madri, Espanha.
A entrada de passageiros estrangeiros, pela via aérea, cresceu 71% entre os meses de abril e maio na Espanha. Esse é o maior trânsito de visitantes sem nacionalidade espanhola desde agosto de 2020.
Segundo a ministra da Indústria, Comércio e Turismo do país, Reyes Maroto, o número de turistas ainda é 84% inferior do que o país recebia em 2019, antes da pandemia: “Embora ainda estejamos longe dos níveis pré-pandêmicos, os dados divulgados pela Turespaña mostram que iniciamos uma recuperação gradativa da mobilidade, que aumentará com o avanço da vacinação, o levantamento de restrições e a implementação de medidas como o Certificado Digital UE-COVID “, disse ela.
Os alemães foram os que mais visitaram a Espanha em maio deste ano (407.431 passageiros – 29,2% do total), seguidos de franceses (191.035 – 13,7% do total); e suíços (98.329 turistas – 7% do total).
Principal destino turístico na Espanha
As Ilhas Baleares foram o destino preferido dos turistas estrangeiros, com 386.247 passageiros internacionais desembarcando nos aeroportos da Espanha. Em segundo lugar está Madri, que registrou a entrada de 351.647 viajantes. Catalunha vem na sequência, com a recepção de 196.466 passageiros.
Também estão na preferência dos viajantes, neste verão europeu, as Ilhas Canárias, Andaluzia e Valência, todos locais de praia.
Certificado Digital
Faltam menos de duas semanas para que entre em vigor, em toda a Europa, o Certificado Digital, também chamado de Passaporte Covid, que facilitará a mobilidade de passageiros dentro da União Europeia e agilizará o controle em portos e aeroportos. A data marcada é primeiro de julho.
A Espanha resolveu se antecipar ao processo e já oferece o certificado desde o último dia sete de junho, de forma gratuita. Desta data até hoje (22), mais de um milhão e meio de passaportes foram emitidos a residentes espanhóis, segundo dados do Ministério da Saúde.
Considerando o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 com as duas doses da vacina no país (14 milhões e meio de pessoas ou 30,4% da população), já foram emitidos quase um certificado para cada 10 imunizados.
O Ministério da Saúde considera que a emissão antecipada do passaporte e o avanço da vacinação contribuiu para o aumento do turismo no país.
La llegada de pasajeros aéreos internacionales crece un 71% en un mes:
🧳1,4 millones de viajeros llegaron a España, el mejor dato desde agosto de 2020
Alemania fue el principal mercado emisor de pasajeros, con el 29,2%, seguido de Francia y Suiza⤵️https://t.co/lueIc6hC7W pic.twitter.com/B1Nv76ANC2
— La Moncloa (@desdelamoncloa) June 21, 2021