

Barcelona, Espanha.
Se neste sábado é “Brazil Day” na Irlanda; amanhã (4), é “Día de Brasil” na Espanha. Realizado sempre no primeiro domingo de setembro de cada ano, o festival, que já chegou a reunir mais de 10 mil pessoas em Barcelona, celebra sua 13ª edição em 2022.
Em 2020, por causa da pandemia, o evento foi realizado em um formato diferente que permitia o distanciamento social. No ano seguinte, pelo mesmo motivo, o festival foi cancelado. Neste ano, portanto, o “Día de Brasil” retorna às ruas da capital da Catalunha. O evento ocorre das 14h às 22h no Poble Espanyol, e espera reunir entre 8 e 10 mil pessoas. O valor do ingresso varia entre 10 e 16 euros.
“Estamos muito animados para poder dividir novamente a nossa cultura com o povo espanhol, além de reunir a comunidade brasileira na Espanha e matar a saudade da nossa comida, da nossa música e da nossa dança”, explica a apresentadora do festival e coordenadora da Escola de Samba Unidos de Barcelona, Sarah Pallares.

A Escola faz parte da programação do festival, que também conta com shows de Arlindinho, Gilmelândia e de artistas brasileiros que vivem e promovem o trabalho na Espanha. Além das atrações musicais que se apresentam no palco principal, o evento traz a “Zona Infantil”, com roda de capoeira para as crianças; a “Zona Gastronômica”, com tendas de comidas típicas brasileiras; e a “Zona de Mercadillo”, com barraquinhas de artesanato e produtos típicos brasileiros.
O festival é organizado pela Asociación Diversia, projeto criado em 2006 por brasileiros e catalães com o objetivo de promover a diversidade cultural e a integração entre os dois países. A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento no Facebook. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou por meio online.