
Jornalista
Com a união de diversos ritmos musicais e comidas típicas, o “Brazil Day” será realizado na Irlanda neste sábado (3). O evento, destinado à celebração da cultura brasileira, completa dez anos em 2022. A festa acontece na capital Dublin, a partir das três horas da tarde, e promete trazer um pouquinho do Brasil aos expatriados que sentem falta da terra natal.
Este também é o ano da retomada do evento após a pandemia de Covid-19. Criado em 2012, o Brazil Day não era realizado desde 2019 em decorrência das restrições no país. Neste sábado, as atrações contam com mais de 40 músicos e 30 barraquinhas com negócios brasileiros, além de diversas opções de comida, workshop e roda de capoeira, jogo de futebol e palestras. Os ingressos estão no segundo lote e custam 15 euros.
Natural do Rio Grande do Norte, o brasileiro Gutto Macedo, produtor-geral da Green Group Events, vive na Irlanda há 12 anos e participou da organização do primeiro evento, em 2012: ”A ideia era ter uma festa que pudesse juntar toda a comunidade em si, desde músicos, restaurantes, mercadinhos, lanchonetes, tudo o que havia naquele momento para poder oferecer um evento para que todo mundo pudesse se reunir e participar”, relembra em entrevista ao Agora Europa. Na época, a programação contou com três atrações.
Segundo Gutto, que voltou à produção do evento neste ano à convite da produtora Real Events, em 2022 a essência do Brazil Day será mantida. A festa, porém, será realizada em um espaço mais amplo, no O’Reilly Theatre, na região central de Dublin. Como o local conta com ambientes fechados, o dia que amanheceu chuvoso na Capital irlandesa não deve ser um empecilho para os que pretendem comparecer ao encontro, com previsão de encerramento para as dez horas da noite.
União de todos os estilos de música
Para montar as apresentações, os organizadores convidaram músicos que se apresentam em diferentes festas brasileiras na Irlanda. Com a união de diferentes artistas que tocam um mesmo estilo musical, foram criadas bandas específicas para o projeto.
”Temos três bandas de pagode aqui, então juntamos membros de todas. Sertanejo também, reunimos músicos de duas delas”, pontua Gutto. As apresentações contam com samba, axé, funk no palco principal, além da participação da escola de samba Morro 16, criada na Irlanda, que também reúne membros de outros países. ”A gente tenta sempre fazer esse link da cultura brasileira com a cultura irlandesa. A ideia é aproximar eles cada vez mais”, explica o produtor.
Em um segundo palco, se apresenta uma banda de jazz brasileiro, outra de bossa nova, e também uma banda de pop rock acústico. Em espaços alternativos, o público poderá acompanhar palestras, roda de capoeira e forró. Já os estandes de negócios vão contar com lojinhas de artesanato, roupas, mercadinhos brasileiros, entre outras opções.
Na área onde serão servidas comidas, os participantes poderão encontrar feijoada, coxinha, espetinhos, cervejas, além de um coquetel bar. A expectativa do organizadores é reunir cerca de 1.500 pessoas no evento. Mais informações sobre a programação e ingressos podem ser encontradas neste link.