
Depois do surto de coronavírus em Lleida e o aumento das notificações em dois bairros de Barcelona, o governo da Catalunha decidiu obrigar o uso de máscaras em todos espaços ao ar livre, mesmo que haja distância de segurança mínima de 2 metros entre as pessoas.
Quem desrespeitar a regra será multado em 100€. O anúncio foi feito pelo presidente da Generalitat, Quim Torra, na manhã desta quarta-feira no parlamento catalão.
▶️ #President @QuimTorraiPla: “Avui el Procicat aprovarà l’ús obligatori de mascaretes a tot Catalunya” #Parlament pic.twitter.com/miDof5eIqS
— Govern. Generalitat (@govern) July 8, 2020
A medida será finalizada hoje e entrará em vigor amanhã, quinta-feira (09). O objetivo é reduzir ao máximo a transmissão comunitária do vírus Covid-19, em um momento em que há mais mobilidade para as pessoas devido às férias de verão e algum “relaxamento” foi detectado na população nas medidas de prevenção.
Exceções
O govern esclareceu que o uso da máscara fica dispensado quando for incompatível com a atividade, como por exemplo, praticar esportes, comer e ir à praia.
Por que é importante usar máscara?
As máscaras têm duas funções básicas: proteger os outros da contaminação potencial da nossa saliva e proteger o nariz e a boca da contaminação potencial da saliva de outras pessoas.
Até o momento, as evidências científicas disponíveis indicam que a principal via de infecção são as gotas respiratórias que uma pessoa infectada expele quando tosse, espirra, fala ou levanta a voz. Essas gotas podem atingir o rosto de alguém que está por perto ou a outra pessoa pode inalá-las, potencialmente causando uma infecção.
Por esse motivo, as agências de saúde defendem que, quando as máscaras são amplamente utilizadas pela população, elas podem reduzir a transmissão do vírus, sempre em conjunto com outras medidas, como lavar frequente as mãos e manter distância física.