Madri retoma atendimento presencial nos postos de saúde

Volta o atendimento presencial nos postos de saúde. Foto: Canva

O atendimento presencial aos pacientes de atenção primária nos 266 centros de saúde pública da Comunidade de Madri, retornou nesta quarta-feira (02). A mudança foi possível graças a melhora da situação epidemiológica e o avanço da vacinação contra a Covid-19. O Conselho de Saúde da Comunidade de Madri estabeleceu novos protocolos para o agendamento de consultas e o atendimento ao público.

Todos os pontos externos de controle, situados nas portas de acesso dos centros de saúde, serão retirados. Eles foram postos para controlar a entrada e saída de pessoas e reduzir os riscos de transmissão do coronavírus. Agora, haverá apenas um ponto específico para entrada de pacientes com sintomas de Covid-19, a fim de evitar o contato com outros usuários e garantir as medidas de proteção adequadas.

O novo plano de acessibilidade prevê ainda que, a partir do dia 08 de junho, aumente a disponibilidade de agendamentos para o atendimento presencial. A intenção é chegar no final do mês com 60% da sua atividade normal.

Também será retomado o atendimento aos doentes crônicos e portadores de outras enfermidades e incrementadas as ações de prevenção e promoção da saúde. As consultas com diferentes profissionais de saúde, médicos e especialistas, poderão ser marcadas através de diferentes plataformas virtuais.

Até então, as sucessivas ondas de contágio do coronavírus não permitiam o atendimento presencial nos postos de saúde. Só era autorizado o acesso de usuários em casos graves ou excepcionais, ou pacientes com sintomas da Covid-19. As consultas eram feitas online ou pelo telefone.

Leia mais:

OMS aprova CoronaVac e vacina poderá ser aceita na União Europeia

Madri lança sistema piloto para agendamento de vacinação contra Covid-19

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.