Lisboa, Portugal.
Moradores da Alemanha poderão utilizar a rede de transportes do país por 49 euros mensais a partir desta segunda-feira (1º). A pré-venda começou no dia 25 de abril, com mais de 750 mil passes já adquiridos desde então. O bilhete é digital e abrange a rede de ônibus, metrôs e trens locais e regionais do país, com exceção dos que fazem conexões entre diferentes regiões do país e viagens de primeira classe.
Segundo o Ministério dos Transportes alemão, a expectativa é de que seis milhões de pessoas utilizem o passe. Além disso, outros 11 milhões de usuários que possuem assinatura anual para o uso de transporte público poderão mudar para a nova modalidade. A mudança, no entanto, não é obrigatória, cabendo ao cliente decidir qual proposta é mais viável.
O passe está disponível em todo o país. Até dia 31 de dezembro, ainda é permitida a venda dos passes em papel com QR Code. No entanto, o governo orienta que os clientes optem por usar o formato totalmente digital. O novo bilhete é pessoal e intransferível, e válido para pessoas acima dos seis anos.
A proposta surgiu após o governo alemão criar passagens pelo valor de 9 euros no verão passado, com 52 milhões de vendas, número considerado “um sucesso” pelas autoridades da Alemanha. O objetivo da medida é diminuir o impacto do aumento do custo de vida no país, além das consequências ambientais geradas pelo uso de transporte privado.
O valor de 49 euros será válido até, pelo menos, o final deste ano. O preço do passe para 2024 ainda será definido pelo governo federal e os estados. A lista completa de locais onde o passe está à venda pode ser conferida através deste link.
Proposta semelhante em outros países
Em Portugal, uma proposta semelhante está prevista no Orçamento do Estado 2023, que está em vigor. O passe, também no valor de 49 euros, será válido apenas para trens regionais. Em resposta ao Agora Europa, o Ministério das Infraestruturas informou que a previsão é para que a iniciativa comece a ser aplicada “até o final do primeiro semestre”.
Na Espanha, a partir desta segunda-feira (1º), os usuários que possuem descontos e recebem passagens gratuitas precisam renovar a assinatura para continuar com acesso ao programa. A renovação é obrigatória a cada quatro meses.
A iniciativa abrange as viagens da empresa estatal de trens Renfe, tanto para viagens locais quanto média distância. A renovação pode ser feita pelo aplicativo digital ou através do site, desde que o usuário já esteja previamente registrado. Nos demais casos, é necessário ir pessoalmente até uma máquina de vendas.
O governo espanhol também prorrogou até o final deste ano o desconto de 50% em algumas passagens em viagens nos trens de alta velocidade, chamados de Avant. A promoção é válida para os utilizadores com Assinante Cartão Plus, Cartão Plus 20 ou Cartão Plus-45.
Assim como na Alemanha, a gratuidade e descontos conta com pagamento realizado pelo estado espanhol. O objetivo também é o mesmo, de diminuir o impacto do aumento do custo de vida no país.