
Lisboa, Portugal.
A partir do dia 1º de maio, passageiros na Alemanha poderão viajar de transporte público pelo país com um passe mensal no valor de 49 euros. A data de início do novo bilhete foi anunciada pelo governo alemão nesta terça-feira (31). O passe, chamado de “Deutschlandticket”, é derivado do bilhete mensal de nove euros que esteve em vigor no verão de 2022.
De acordo com o Ministério dos Transportes, as vendas devem começar no dia 3 de abril. A compra poderá ser efetuada nas bilheterias da Deutsche Bahn (DB), a empresa estatal de trens da Alemanha, e também no aplicativo da companhia. O passe também estará disponível em centros de viagens pelo país.
O passe mensal será válido em todo o território. Estão incluídas as viagens em ônibus e trens, locais e regionais, de todas as empresas participantes. Já os transportes de longa distância, que fazem conexões entre diferentes regiões do país, bem como as viagens em primeira classe, não fazem parte do novo ticket.
O “Deutschlandticket” será digital e pode ser cancelado em qualquer mês. Ainda segundo o governo alemão, o passe mensal visa uniformizar as tarifas de transporte no território, que variam conforme o estado. Em Berlim, por exemplo, existe um bilhete de 29 euros válido para algumas regiões. No entanto, a taxa é promocional apenas até 31 de março, ainda sem confirmação se será estendida.
O novo passe mensal será custeado pelo governo federal, em parceria com os governadores. A proposta foi lançada no outono do ano passado, com previsão de início em janeiro. No entanto, houve atraso nas tratativas para entrar em vigor.
Com o “Deutschlandticket”, as autoridades alemãs também querem incentivar o uso do transporte público. O bilhete de 9 euros em 2022 foi vendido 52 milhões de vezes, número considerado “um sucesso” pelo governo. A promoção dessas iniciativas visa diminuir o impacto ambiental e aliviar o custo de vida da população em meio à inflação. Segundo o Destatis, o departamento de estatísticas do país, o Índice de Preços do Consumidor (IPCA) atingiu 9,6% em dezembro.
Segundo o Ministério dos Transportes, mais detalhes sobre o “Deutschlandticket” serão divulgados em breve. Um portal no site da DB foi criado com as informações já disponíveis sobre o novo passe.