Bilhete de transporte público 66% mais barato começa neste sábado em Berlim

A validade é de outubro a dezembro na capital alemã. Crédito: Canva

O novo passe mensal de transporte público por 29 euros começa a valer neste sábado (1º) em Berlim. Em vigor para os meses de outubro, novembro e dezembro, o bilhete será válido em metrôs, ônibus, bondes e trens pelas zonas tarifárias AB, ou seja, dentro dos limites permitidos da capital alemã. Sem o benefício, o ticket mensal da área mencionada (AB) custa 86 euros. A medida representa uma diminuição de 66% em relação ao valor original.

A iniciativa na cidade ocorre alguns meses após a Alemanha ter adotado uma campanha nacional. De junho a agosto deste ano, o país criou uma política de venda de tickets mensais de transporte público por 9 euros como parte de um dos pacotes de ajuda do governo devido ao aumento dos custos de energia.

No novo projeto, agora estabelecido em Berlim, a senadora de Mobilidade e Meio Ambiente, Bettina Jarasch, reforça que o objetivo é impulsioná-lo futuramente em toda a Alemanha: “vamos agora trabalhar intensamente para garantir que um bilhete de transporte local em todo o país esteja disponível a partir de janeiro”, corrobora Jarasch.

Como funciona

O bilhete mensal de 29 euros pode ser adquirido online através da companhia de transporte BVG ou fisicamente em todos os centros de clientes da companhia, somente pela opção de assinatura anual. No entanto, o cliente pode cancelar a inscrição a qualquer momento até o dia 31 de dezembro deste ano. Caso não haja cancelamento, a assinatura para o produto do plano selecionado será executada por um total de 12 meses – em outubro, novembro e dezembro com o valor reduzido e, depois disso, com a taxa mensal original. Para os novos usuários, o ticket é intransferível.

Para aqueles que já possuem uma subscrição, o benefício é automático. O valor de débito mensal será reduzido para 29 euros e, em casos de assinaturas de pagamento anual, a diferença respectiva vai ser reembolsada após o final da campanha.

Outras medidas de auxílio ao enfrentamento da atual crise econômica também estão sendo adotadas no país. No dia 04 de setembro, o governo alemão divulgou um novo pacote de 65 bilhões de euros oferecendo uma série de auxílios para custeio de energia elétrica e para o transporte público.


Compartilhar