
Foto: Divulgação/Aeroporto de Lisboa
Lisboa, Portugal.
Brasileiros em viagens essenciais poderão ingressar em Portugal a partir de hoje (1°), desde que apresentem um exame de Covid-19 com resultado negativo antes da partida no aeroporto brasileiro. As orientações estão em despacho do governo português. O exame deve ter sido feito nas últimas 72h antes do embarque. As pessoas que não atenderem à exigência terão entrada recusada no país. O governo considera que são consideradas viagens essenciais:
a) Pessoas com cidadania europeia ou familiares de cidadãos europeus ou pessoas com visto de residência nos 27 Estados-Membros da UE e Espaço Schengen;
b) Viagem por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.
O governo sublinha que as medidas dependem de reciprocidade entre os países. Os voos brasileiros só serão aceitos de São Paulo e Rio de Janeiro. As mesmas medidas valem para as aeronaves vindas dos Estados Unidos, “dada a presença de importantes comunidades portuguesa”, sublinha o documento.
Leia mais
–Veja em quais situações brasileiros podem entrar na União Europeia
–Oficial: Brasil está fora da lista de acesso para a União Europeia
Para os demais países da UE, associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) e Reino Unido o tráfego aéreo está liberado, além dos 15 países que foram aprovados pelo bloco. As orientações valem até 15 de julho e depois serão revisadas.