Turismo: saiba o que os brasileiros precisam para entrar em Portugal

Passageiros do Brasil podem entrar em Portugal, vacinados ou não. Foto: Canva


A partir desta quarta-feira (1°), turistas do Brasil podem voltar a viajar para Portugal. A autorização foi publicada recentemente no Diário da República (DRE) luso. Em resposta ao Agora Europa, o Ministério da Administração Interna esclareceu as regras de entrada no país.

As viagens não essenciais estão liberadas a todos os residentes do Brasil, estejam vacinados ou não. Diferente de outros países europeus, como França e Alemanha, Portugal não impôs a imunização como um requisito obrigatório de viagem aos turistas.

No entanto, os viajantes acima dos 12 anos precisam apresentar um teste negativo antes do embarque. Segundo o governo, são aceitos dois tipos de exames: o PCR, realizado nas 72 horas antes da viagem, e o antígeno, que precisa ser certificado e ter sido feito nas 48 horas anteriores.

Apenas os passageiros que tenham o “Certificado Covid da UE” não precisam apresentar o exame para entrada no território. O documento é fornecido somente aos vacinados na União Europeia (UE).

De acordo com as autoridades, as companhias aéreas só devem permitir o embarque mediante apresentação do teste ou certificado. A multa para quem desrespeitar a regra varia de 500 a dois mil euros por viajante. Em relação à quarentena, as autoridades confirmam que não é mais obrigatória para nenhum passageiro que chega do Brasil. 

Todas as pessoas que passam pelos aeroportos portugueses são fiscalizadas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A validade do documento que permite as viagens segue até o dia 16 de setembro, uma vez que as medidas são revisadas quinzenalmente. 

Compartilhar

3 Comments

Não é possível deixar seu comentário no momento.