Praias: Portugal inicia temporada oficial de verão nesta segunda-feira

Praias do Algarve estão entre as mais visitadas do país. Foto: Canva

Mesmo que visitantes com saudades do verão já estejam frequentando as praias de Portugal há algumas semanas, a temporada de veraneio no país começa oficialmente nesta segunda-feira (15). O período, chamado de “época balnear”, representa o início da vigilância e assistência de salva-vidas em locais utilizados pelos banhistas, além de sinalizações sobre o mar, como a periculosidade das ondas, entre outros serviços.

O início da temporada vai ocorrer progressivamente, começando pelo Sul do país. A região do Algarve, uma das mais turísticas do território luso, abre de forma oficial a temporada nesta segunda. A extensão da costa é de aproximadamente 200 quilômetros com mais de 100 praias, sendo algumas delas já classificadas como das mais bonitas da Europa e do mundo.

A Praia da Falésia, por exemplo, está em 12º lugar no ranking das 25 praias mais lindas do mundo eleitas pelo TripAdvisor em 2022. Já a Praia da Marinha, destacada pela biodiversidade, foi colocada entre as 10 mais bonitas do Velho Continente pelo Guia Michelin.

A partir do dia primeiro de junho, começa a época balnear nas praias do Centro de Portugal, como as localizadas na cidade de Aveiro, Figueira da Foz e Nazaré, conhecida pelas ondas gigantes enfrentadas por surfistas. Já na região Norte, como a costa da região de Matosinhos, no Porto, o monitoramento dos salva-vidas começa a partir de 17 de junho. Em outros locais, como rios e lagos, as datas variam entre junho e julho. 

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Portugal possui 658 águas balneares identificadas. A classificação é realizada com base na análise da qualidade da água. No total, foram identificadas 589 praias próprias para banho neste ano, quatro a mais do que em 2022, que estarão vigiadas com a presença de salva-vidas e oferta de outros serviços aos banhistas.

Além disso, nesta época balnear, Portugal dispõe de 29 estações salva-vidas, e mais de 60 veículos de salvamento, como motos e barcos, que fazem parte da estrutura da Autoridade Marítima Nacional. Os banhistas podem consultar informações como nível de ocupação e qualidade das águas no aplicativo “Info Praia”, que já está disponível. 

Assim como na abertura, o fim do veraneio também ocorre de maneira gradual, iniciando a partir do fim de agosto. Nas ilhas, como Madeira e Açores, o período é maior e costuma encerrar somente no fim de outubro. 

Temporada antecipada por causa da onda de calor

Desde os primeiros fins de semana de calor, ainda em abril, as praias portuguesas começaram a receber visitantes, mesmo sem a presença do serviço de salva-vidas. Segundo o Observatório do Afogamento, foram registradas nove mortes por afogamento até o final de abril, mesmo número de 2022.

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores [salva-vidas] chegou a publicar um alerta público no feriado de Páscoa para que as pessoas não entrassem na água, mesmo com as altas temperaturas. De acordo com os profissionais, o risco de afogamento é maior quando não há assistência nas praias. 

Para diminuir os riscos, as autoridades municipais de Cascais decidiram antecipar a época balnear para o dia 1º de maio. A cidade conta com cerca de 15 praias e fica localizada a apenas 20 minutos de Lisboa. Com isso, desde o início do mês, estão disponíveis serviços de salva-vidas, sendo que um dos pontos está em funcionamento 24 horas por dia. 

Compartilhar