Lisboa, Portugal.
Portugal e Espanha vivem dias de temperaturas acima do normal para a época do ano. Os dois países registraram recordes de máximas para o mês de abril em diversas regiões devido a uma onda de calor que atinge a Península Ibérica no final desta semana. O episódio é causado por uma uma massa de ar quente e seca originada no norte da África.
Ao menos quatro regiões espanholas ultrapassaram as máximas históricas, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (28) pela Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) da Espanha. Valladolid, Ávila, Segóvia e Salamanca superaram em mais de um grau as temperaturas máximas, que são registradas desde os anos 1980 pelo órgão.
Em Córdoba, no sul da Espanha, a máxima foi de 38,8ºC na quinta-feira (27). O número ultrapassou a marca de 34ºC, ocorrida em abril de 2017. Em Sevilha, cidade também localizada na sul do território espanhol, um grupo de protetores de animais divulgou vídeo de um cavalo morto no meio da rua em decorrência do calor. O município sedia uma feira cultural em que os passeios em carroças fazem parte das atrações.
Sem citar diretamente o caso, a Prefeitura de Sevilha destacou que foi reforçado neste ano o número de bebedouros para os animais. As autoridades municipais também orientaram a ter atenção sobre o peso nas carroças e a levar os cavalos ao posto veterinário disponível na feira.
Além das orientações de saúde habituais, cidades espanholas já se preparam para o verão escaldante. Em Madri, foi aprovado, nesta semana, um plano que prevê, entre outras medidas, a autorização para que as escolas mudem os horários das aulas. Também está previsto reforço nos leitos hospitalares e “elementos de proteção solar” em espaços abertos.
Máxima desde 1945 em Portugal
No território português, sete regiões também superaram a máxima histórica do ano de 1945, que era de 36ºC. Na cidade de Mora, região central do país, a temperatura atingiu 36,9ºC. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas foram registradas na quinta-feira (27).
Ainda segundo o órgão, o mês de abril já teve três ondas de calor. A Organização Meteorológica Mundial (WMO, sigla em inglês), destacou nesta sexta-feira (28) o calor e a seca que atingem Portugal e Espanha, relacionando com as “mudanças climáticas”.
Calor antecipa temporada de praias em Cascais
Devido ao calor, a Câmara Municipal de Cascais [prefeitura] antecipou a temporada de praias. A partir de hoje (28), 9 das 11 praias já contam com serviço de salva-vidas e equipamentos como barcos, motos e jet skis para auxiliar nos salvamentos. A iniciativa é o que marca a abertura da chamada “época balnear”, que costuma iniciar na segunda quinzena de maio.
A partir de segunda-feira (1º), todas as praias de Cascais terão a mesma vigilância. A poucos quilômetros de Lisboa, as praias são algumas das mais visitadas por turistas e moradores da região. Das demais áreas do país, a previsão é que a temporada de verão inicie no dia 15 de maio.