Três cidades da França batem recorde histórico de calor neste sábado

As altas temperaturas atingiram os níveis mais altos já registrados nas cidades de Biarritz, Rochefort e Tarbes, todas localizadas no sudoeste francês. Os recordes foram registrados neste sábado (18) pelo serviço nacional de meteorologia do país, o Météo-France.

Na cidade litorânea de Biarritz, os termômetros marcaram 42.9°C durante o dia. Essa é a maior temperatura registrada na cidade desde 1953, quando foi instalada a primeira estação meteorológica da região. Em Rochefort Saint-Aignan, o calor atingiu 40.6°C, e em Tarbes, 39.2°C.

A onda de calor que está sob a França neste final de semana também fez os termômetros ultrapassarem a marca dos 40°C em Cazaux (41.9°C), Bordeaux (40.5°C), Dax (40.3°C) e Angers (40.1°C). Em Pau e Agen, ambas cidades do sudoeste do país, as temperaturas de 39.4°C e 39.3°C, respectivamente, foram as mais altas dos últimos 72 anos.

“Domingo à tarde, o calor mais forte mudará para o leste. Chegaremos de 34 a 38 graus no nordeste do país, em Borgonha, Auvérnia-Ródano-Alpes, com possíveis picos de 39 graus na Alsácia. Também irá fazer de 30 a 35 graus de Occitânia a Limusino, e no Centro-Vale do Loire, e temperaturas próximas de 30° na região de Paris” – prevê a Météo-France.

No final da tarde deste sábado, o Météo-France também reforçou o pedido para que a população francesa se mantenha em vigilância para se proteger do calor. Dos 101 departamentos do país, que são divisões administrativas territoriais, 11 foram colocados em alerta vermelho (vigilância absoluta); 59, em alerta laranja (seja muito vigilante); e 17, em nível amarelo (tome cuidado).

Incêndio na Espanha

A Agência Estatal de Meteorologia da Comunidade de Saragoça (AEMET), no nordeste espanhol, registrou, pelo menos, quatro focos de incêndio resultantes das altas temperaturas que atingem o norte do país. As áreas ficam nas regiões de Navarra, Catalunha, e Aragón.

A temperatura mais alta da Espanha foi registrada pela estação meteorológica do aeroporto de San Sebastián, no País Basco, às 4 horas da tarde, no horário local: 43.5°C. Na província de Saragoça, os termômetros chegaram a 42,6°C, segundo dados registrados pela AEMET.

Reino Unido e Irlanda

Após as temperaturas atingirem quase 33°C no Reino Unido, nessa sexta-feira (17), o calor deste sábado foi menos intenso. A temperatura máxima registrada na terra da Rainha foi de 27.3°C em Herstmonceux.

Durante esta semana, a Irlanda também teve o dia mais quente do ano até o momento. A temperatura de 22.1°C foi marcada pela estação de Oak Park, na região de Carlow.

Compartilhar