Portugal: mais de 80% dos eleitores querem recandidatura de Marcelo à presidência

Marcelo Rebelo Sousa durante Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Foto: José Cruz/Agência Brasil.

Se depender dos portugueses, o atual presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa deve se recandidatar para mais quatro anos de mandato. O estudo da Eurosondagem para o semanário Sol e o Porto Canal aponta que 80,4% dos eleitores querem que o nome do ocupante do Palácio Nacional de Belém esteja nas urnas no pleito de janeiro de 2021.

Para 10% dos eleitores, o presidente não deve se recandidatar e 9,6% têm dúvidas ou não sabem/querem responder. O estudo foi realizado entre os dias 7 e 10 de setembro com 1.022 entrevistados e tem margem de erro de 3,07 pontos percentuais.

Filiado ao partido de direita PSD, Marcelo foi eleito em 2016, no primeiro turno, com 52% dos votos válidos. Na mais recente pesquisa sobre popularidade, o presidente alcança 63%, segundo dados da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF publicados em julho.

Em Portugal, o presidente da República é o chefe de Estado; ele representa o país em encontros internacionais e é o comandante das Forças Armadas. O cargo de chefe de Governo é ocupado pelo primeiro-ministro, que atualmente é o socialista António Costa. No Brasil, o presidente da República ocupa as duas funções: chefe de Estado e de Governo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.