Portugal libera renovação automática de 29 mil residências para imigrantes


O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) liberou, nesta terça-feira (4), a renovação automática das Autorizações de Residências com vencimento até 31 de janeiro em Portugal. De acordo com comunicado oficial, nesta etapa serão contemplados 29 mil imigrantes que residem no país.

Para realizar a renovação, é necessário acessar o portal do SEF e clicar na aba “Área Pessoal”. O novo sistema foi implementado em julho de 2020. Desde então, o órgão libera a extensão dos documentos a cada trimestre.

Segundo o SEF, mais de 161 mil renovações automáticas já foram realizadas desde a mudança para o sistema online, que substituiu a necessidade de renovar os documentos presencialmente. A medida foi adotada pelo governo português após o início da pandemia de Covid-19, como uma maneira de diminuir o acesso de pessoas aos balcões de atendimento, além de agilizar possíveis pendências de documentos devido à diminuição no número de atendimentos presenciais.

Ainda de acordo com o comunicado oficial, a medida está entre as que traz “maior impacto” positivo para os imigrantes. A avaliação do órgão é de que o novo sistema “permite uma recuperação das pendências e um ganho de eficiência na gestão documental de cidadãos estrangeiros”.

Ao mesmo tempo, o governo de Portugal renovou, pela terceira vez, a prorrogação da validade dos vistos, autorizações de residência e demais documentos que permitem a permanência no país. A medida é retroativa ao mês de março de 2020, quando iniciou a pandemia de Covid-19.


Compartilhar