Vistos vencidos serão válidos até o fim de março de 2022 em Portugal


A medida que estende a validade de vistos e autorizações de permanência para imigrantes em Portugal com data expirada, inicialmente válida até essa sexta-feira (31), foi ampliada até o dia 31 de março de 2022. Essa é a terceira vez que o governo luso determina a prorrogação da data dos documentos. A medida é retroativa e inclui todas as certificações que perderam a validade a partir do dia 7 de dezembro de 2021.

Entre os documentos com validade estendida, estão o Cartão do Cidadão, equivalente à carteira de identidade do Brasil. Segundo publicação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nas redes sociais, também estão incluídos na medida vistos, Autorizações de Residência (AR), certidões e certificados portugueses. 

A justificativa, segundo o decreto publicado em Diário da República (DRE), é a resposta “eficaz e pronta” contra a pandemia de Covid-19 em Portugal. A mesma prorrogação havia sido realizada em outubro do ano passado, estendendo a validade dos documentos até dezembro de 2020. Depois, em março deste ano, a prorrogação foi anunciada até o último dia de 2021. A medida abrange também os documentos dos cidadãos portugueses.

Ainda de acordo com o decreto, a validade também será estendida caso o vencimento seja posterior ao dia 31 de março de 2022 e caso a pessoa já tenha realizado o agendamento para a renovação. Desde 27 de julho de 2020, a renovação das Autorizações de Residência (AR) pode ser realizada de maneira automática, por meio do site do SEF, em Portugal.

Segundo o órgão, mais de 157 mil renovações, principalmente de residência por motivos de trabalho e estudo, foram realizadas através da nova modalidade, que é totalmente online. Já para o caso de documentos que requerem renovação presencial, nos últimos dois meses, foram abertas cerca de 16 mil vagas pelo SEF. 

Compartilhar

1 Comment

Comments are closed.