Portugal: governo emite alerta máximo e combate incêndios florestais

Aeronaves estão mobilizadas no combate. Foto: Twitter Defesa Nacional / Divulgação


Portugal vive dias de calor intenso e baixa umidade relativa do ar. As máximas passam dos 30° C na última semana, o que deixa o país em alerta para o risco de incêndios. O governo emitiu um comunicado de “significativo agravamento do risco de incêndio rural”. O país é o mais castigado por incêndios em toda a Europa.

Nesta sexta, de acordo com o site Fogos.pt, que faz a atualização em tempo real da situação no país, mais de 200 profissionais, cinco aeronaves e 58 caminhões combatem cinco incêndios em Portugal.

O alerta do governo começou à 0h desta sexta (17) e se mantém até às 23h59min de domingo (19). A situação é válida para todo o território português no continente.

Estão em alerta máximo, o de nível vermelho, 10 distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro. Os oito restantes, Beja, Évora, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre e Setúbal estão em alerta laranja.

As proibições

De acordo o comunicado oficial, está proibido o acesso, circulação e permanência no interior das florestas, caminhos rurais ou outras ias que atravessem essas áreas. As queimadas e queimas também estão proibidas. Neste período também não é permitido utilizar fogos de artifício ou outros artefatos pirotécnicos. Até domingo os espaços florestais não podem receber nenhum tipo de trabalho com máquinas.

Além das recomendações, o governo informa que elevou o grau de prontidão e resposta dos profissionais da área de segurança para fiscalização das normas. Em caso de necessidade de socorro, o comunicado autoriza: “a interrupção da licença de férias e a suspensão de folgas e períodos de descanso”. Também estão prontidão os trabalhadores especializados em combate de incêndios florestais e profissionais de emergência médica. Em caso de incêndios a orientação é ligar no telefone 112.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.