Lisboa oferece testes gratuitos de Covid-19 para toda a população


Testes de Covid-19 estão disponíveis gratuitamente para toda a população de Lisboa. Cada morador da cidade possui o direito a realizar um exame a cada 15 dias. Os testes são realizados nas farmácias cadastradas no programa municipal, criado pela Câmara de Lisboa.

Para realizar a testagem, é necessário apenas residir no município. O agendamento pode se feito presencialmente nas mais de 90 farmácias associadas ou através do telefone 1400.

Quando a iniciativa começou, no final de março, era restrita às freguesias (bairros) com maior incidência de casos. Nesta semana, o programa de testagem em massa foi expandido para toda a Capital portuguesa, conforme anunciou Fernando Medina, presidente da câmara.

Também foi ampliada a idade para a realização do teste. Inicialmente, somente pessoas acima dos 16 anos poderiam realizar os exames. Agora, a testagem está disponibilizada para todas as idades.

Caso o resultado seja positivo, o profissional que realizou o procedimento possui a obrigação de comunicar ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, que faz parte do Ministério da Saúde. Municípios que fazem parte da região Metropolitana de Lisboa, como Cascais e Amadora possui programas semelhantes.

Testes rápidos

Em Portugal, também foi permitido recentemente que as pessoas acima de 18 anos façam testes rápidos para diagnosticar a Covid-19. A medida faz parte da estratégia do Governo para combater identificar casos da doença e evitar maior propagação do vírus.

Os exames passaram a ser vendidos nas farmácias e em alguns supermercados do país. O valor é de aproximadamente sete euros por unidade.

A norma do Ministério da Saúde é que se o resultado for positivo ou inconclusivo, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve ser avisado. As autoridades encaminham uma requisição para realizar um novo teste, do tipo PCR, para confirmar o diagnóstico e iniciar as medidas de isolamento.

Leia mais:
Portugal: atendimento a imigrantes volta a ser presencial na segunda-feira
TAP confirma retomada de voos entre Brasil e Portugal
Lisboa abre inscrições para aluguéis de moradias a baixo custo

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.