Abertas as inscrições para 51 mil vagas nas universidades de Portugal

Universidades portuguesas aceitam estrangeiros.
Foto: Universidade de Lisboa / Divulgação

Inicia nesta sexta-feira (07) o período de inscrição no concurso de acesso ao ensino superior em Portugal. O prazo de inscrição vai até 23 de agosto.  São mais de 51 mil vagas disponíveis nas universidades do país.

Além dos cidadãos portugueses, o ensino superior é aberto a estrangeiros, desde que residam legalmente no país há mais de dois anos de forma ininterrupta. Filhos e filhas de estrangeiros também podem concorrer às vagas. Brasileiros que residem em outros países da União Europeia podem se inscrever, desde que tenham cidadania europeia.

Estatuto de igualdade dá desconto nas mensalidades

Brasileiros e brasileiras ainda podem ter acesso através do Estatuto de Igualdade, concedido para cidadãos com título de residência há seis meses e maiores de 18 anos. O documento prevê que cidadãos tenham os mesmos direitos e deveres dos portugueses. Com o estatuto, brasileiros ainda possuem acesso aos descontos nas mensalidades.

Leia mais:
– Com regras, aulas voltarão a ser presenciais nas universidades em Portugal
– Portugal: mudança na lei facilita acesso à nacionalidade para imigrantes

Em Portugal, mesmo as universidades públicas exigem pagamento, que podem ser feitos mensalmente ou anualmente. O valor varia para cada universidade e cada curso.

Nota do Enem

A participação pode ser feita com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), feito no Brasil, ou através da nota do exame nacional português. A aprovação é feita mediante a pontuação nestas provas. Cada curso possui uma média a ser atingida. A nota média para ingresso por meio do Enem é de 700 pontos. As informações sobre a pontuação e os cursos disponíveis podem ser acessadas aqui.

Inscrições on line

A candidatura deve ser realizada online, no site da Direção Geral de Ensino Superior (DGE). O resultado será divulgado no dia 28 de setembro.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.