Irlanda vacina 50% dos adultos e começa a imunizar grupo de 30-34 anos


A Irlanda vai iniciar, nesta quarta-feira (7), o processo de registro para vacinação do grupo de pessoas entre 30 e 34 anos. A convocação desta faixa-etária estava, inicialmente, prevista para a próxima sexta (9), foi adiantada em dois dias. As inscrições para receber uma das vacinas mRNAs contra Covid-19, como a Pfizer-BioNTech e a Moderna, poderão ser realizadas diretamente no site do Sistema Nacional de Saúde irlandês (HSE, sigla em inglês).

O anúncio ocorre no mesmo dia em que o país superou a marca de 50% da população adulta completamente vacinada. Com 4,2 milhões de vacinas administradas na ilha, a Irlanda conta com 2,5 milhões de pessoas imunizadas com a primeira dose e 1,9 milhão totalmente vacinadas. Os dados fazem parte do relatório diário do HSE.

No início deste mês, o governo irlandês decidiu acelerar o processo de imunização da população abaixo dos 35 anos de idade. Desde ontem (5), pessoas entre 18 e 34 anos de idade podem se candidatar para receber a vacina Janssen em uma das 700 farmácias credenciadas do país, cujo agendamento pode ser realizado por contato direto com o estabelecimento mais próximo do local de residência do candidato.

As vacinações aceleradas, através dos Centros de Imunizações do país, iniciarão o registro de candidatos entre 18 e 34 anos a partir do dia 12 de julho, caso o interessado não deseje receber a vacina em uma farmácia. Nos Centros, no entanto, também serão oferecidos imunizantes da AstraZeneca.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Irlanda já contabilizou 274 mil casos da doença no país e 5 mil óbitos. No último dia 14 de junho, a ilha chegou a contabilizar apenas 242 casos de Covid-19 em um único dia, o menor total desde o mês de dezembro do ano passado. Desde a metade de junho, no entanto, o número de casos segue com tendência de alta, atingindo a média diária de 448 infecções nos últimos sete dias. As autoridades locais atribuem o aumento à presença da variante Delta no país.

Compartilhar

1 Comment

Não é possível deixar seu comentário no momento.