Dublin, Irlanda.
Lojas de atividades não-essenciais, academias e estabelecimentos onde há contato entre profissionais e clientes, como é o caso dos salões de beleza, foram autorizados a reabrir na Holanda a partir deste sábado (15). O horário de funcionamento, no entanto, continua reduzido e o atendimento deve ser encerrado diariamente às cinco horas da tarde.
Os locais também precisam garantir o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas e o uso de máscaras é obrigatório. Além disso, o número de clientes deve ser limitado e as regras de higiene precisam ser mantidas. Essa é a primeira fase de relaxamento das restrições desde que o país entrou em um novo período de lockdown, no dia 19 de dezembro, devido ao aumento no número de contaminações em decorrência da variante Ômicron. Uma nova avaliação será realizada pelas autoridades no dia 25 de janeiro.
O governo autorizou ainda a retomada de aulas presenciais no ensino secundário e nas universidades. As atividades esportivas, externas e internas, além de atividades culturais como música, teatro e dança também estão permitidas desde que não haja a presença de espectadores. As pessoas maiores de 18 anos, porém, precisam apresentar o certificado de vacinação, recuperação ou teste negativo para a Covid-19. No caso dos esportes, o requerimento é eliminado se as atividades forem realizadas em locais ao ar livre.
As autoridades decidiram ainda tornar mais rígidas as regras para uso de máscaras. A partir de hoje, sempre que não for possível manter o distanciamento de 1,5 metros, mesmo que em área aberta, é obrigatório usar cobertura facial. A medida se aplica, por exemplo, para ruas onde há grande concentração de estabelecimentos comerciais. A utilização de máscaras segue sendo obrigatória para maiores de 13 anos em ambientes internos e no transporte público.
Já os restaurantes, bares e cafés continuam fechados no país, sendo permitida somente a realização de telentrega ou retirada no local. Os cinemas, teatros e museus também permanecem sem poder funcionar. O governo manteve ainda o horário reduzido de atendimento para lojas essenciais, como supermercados, com fechamento até às oito horas da noite. A exceção está nos postos de gasolina, farmácias, cartórios e auto-escolas que podem atender no expediente normal.
Realização de encontros e regras de isolamento
Para evitar a sobrecarga no sistema de saúde devido aos altos números de contaminação pela Covid-19, as autoridades holandesas pedem que as pessoas mantenham 1,5 metros de distanciamento de quem não vive na mesma residência. O trabalho remoto também deve ser mantido sempre que possível. Além disso, a orientação é para que todos façam um autoteste antes de visitar ou receber alguém.
No caso de encontros em casa, não devem ser recebidas mais de quatro pessoas com mais de 13 anos em um mesmo dia. Além disso, cada pessoa deve se limitar a fazer apenas uma visita em outra residência na mesma data. Já em espaços ao ar livre, os grupos devem ser restritos a quatro pessoas. Idosos com 70 anos ou mais são orientados a limitar os contatos, incluindo crianças.
As pessoas que apresentarem qualquer sintoma de contaminação pelo coronavírus devem se isolar e realizar autoteste e/ou marcar um teste diretamente com o serviço municipal de saúde. Quem teve contato com alguém que foi diagnosticado para a doença deve se manter em quarentena. A exceção é para pessoas que não apresentem sintomas e tenham recebido a terceira dose da vacina contra a Covid-19 há mais de uma semana ou tenham sido contaminadas pelo coronavírus nos últimos dois meses.
Neste sábado, foram confirmados 31.963 casos de Covid-19 na Holanda. O país manteve uma média de 31.774 pessoas contaminadas por dia pela doença na última semana. O número de pacientes internados em hospitais devido ao coronavírus é de 1.219, sendo 321 em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). O governo divulgou ainda o registro de seis mortes nas últimas 24 horas, totalizando 21.148 vítimas desde o início da pandemia. Atualmente, 86,1% da população está totalmente vacinada contra a Covid-19 e 49,6% da população com mais de 18 anos recebeu a dose adicional.
[…] e parques de diversão. As medidas fazem parte da segunda etapa de reabertura. Na primeira, iniciada no dia 15 de janeiro, os salões de beleza e lojas não-essenciais foram autorizadas a atender o […]