Dia do Rei: maior festa da Holanda acontece neste final de semana

A Holanda se veste de laranja para comemorar uma das festividades mais vibrantes do país: o King’s Day ou Dia do Rei neste sábado (27). A maior festa do país ocorre anualmente nesta data em celebração ao aniversário do monarca holandês, com uma série de atividades pelas cidades, especialmente em Amsterdã. Anteriormente, a festa ocorria em 30 de abril e era o Dia da Rainha, em homenagem à Beatriz, mas desde que Guilherme Alexandre assumiu o trono, em 2013, a data foi modificada.

A principal atração do Dia do Rei é o vrijmarkt, ou “mercado de rua”, onde ocorre a venda dos mais variados itens de segunda-mão. Das seis horas da manhã às oito horas da noite é permitido que qualquer pessoa comercialize produtos pelas ruas, desde que não bloqueie a entrada de casas ou lojas que estejam abertas. 

Nos distritos Centro, Sul e Oeste da Capital holandesa há algumas áreas restritas para a realização de vendas de produtos, o que pode ser verificado diretamente no site da cidade. A comida de rua também segue regulamentos estritos, com a venda de produtos que contêm carne, peixe ou laticínios sendo exclusiva de cafés, restaurantes e outros negócios licenciados. 

Além disso, não é autorizada a comercialização de bebidas alcoólicas pelas ruas e os estabelecimentos comerciais estão restritos a vender apenas uma unidade de bebida alcoólica por pessoa. Quanto às regras de consumo de álcool, é permitido portar apenas uma lata ou garrafa nas ruas e não é permitido beber nos trens e nas estações das sete horas da noite anterior ao Dia do Rei, nesta sexta, até às cinco horas da manhã de domingo. 

Além do mercado de rua, há instruções específicas para o descarte de itens não vendidos: contêineres de reciclagem são disponibilizados por toda a cidade para coleta, e tudo é destinado a lojas de caridade. A prefeitura de Amsterdã enfatiza a importância da conscientização coletiva, pedindo que todos mantenham acessos livres para serviços de emergência e sigam as orientações das autoridades para garantir um evento seguro.

Música e festas

Espaços especiais são reservados para as crianças, como no Vondelpark, onde jovens até 16 anos podem vender objetos, fazer apresentações musicais ou teatrais. Outros locais pela cidade também são dedicados exclusivamente para o entretenimento infantil, como Burgemeester de Vlugtlaan, Osdorpplein, Westerpark e Erasmuspark.

A prefeitura destaca ainda que “música é bem-vinda”, no entanto, serão aplicadas regras para garantir que não haja perturbação excessiva. Além disso, o uso de amplificadores só será permitido em eventos autorizados. O controle será realizado por autoridades e policiais locais. Além disso, é comum que muitas pessoas circulem pelos canais de Amsterdã em pequenos barcos, realizando a própria festa. A agenda completa de eventos por ser encontrada neste site.

O alerta dos organizadores é para que visitantes estejam atentos aos batedores de carteira, especialmente nos locais mais movimentados. A recomendação é para que os participantes cuidaem bem de pertences pessoais e mantenham contato visual constante com amigos e familiares durante as festividades.

Haverá operação normal de transporte, trams, ônibus e metrôs, mas os bilhetes não são gratuitos. Além disso, áreas específicas do centro da cidade serão fechadas para carros e a orientação é para que se dê preferência ao uso de transporte público.

Compartilhar