França acaba com isolamento e licenças médicas para infectados com Covid-19


O primeiro dia fevereiro marca o fim do isolamento para infectados com coronavírus na França. A partir desta quarta-feira (1º), quem estiver com Covid-19 não precisará mais cumprir quarentena. Os órgãos de saúde franceses também derrubaram a obrigatoriedade de teste para pessoas próximas de infectados. Até então, o exame deveria ser realizado no dia seguinte ao contato.

Por outro lado, o governo de Emmanuel Macron recomenda “fortemente” que pacientes infectados “respeitem os gestos de higiene e façam o teste”. Além disso, outra orientação é de que evitem contato com pessoas fragilizadas”.  

Outra mudança anunciada é o fim das licenças médicas remuneradas para os que estavam impossibilitados de trabalhar por conta do vírus. A medida havia sido criada em 2020 com objetivo de “limitar a propagação da epidemia”. A linha telefônica de contato com os pacientes também está encerrada. 

Segundo o governo francês, o fim das medidas de prevenção ocorre após uma avaliação da pandemia no país. De acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS), o “contexto epidêmico é favorável”, com uma “circulação viral muito baixa na França continental e no exterior”. 

O Ministério da Saúde afirma que a atual média diária de novos casos de Covid-19 é de 4,1 mil no território francês, uma queda de 3% se comparado com a semana anterior. As hospitalizações tiveram uma redução de 11%, com cerca de 270 novos internamentos por dia. Os dados integram o último relatório divulgado pelo órgão no dia 28 de janeiro deste ano.

Atualmente, a França está aplicando a segunda dose de reforço da vacina para residentes imunocomprometidos, idosos com mais de 80 anos, residentes de lares de casas de repouso de adultos com doenças graves. Profissionais de saúde e grávidas também são elegíveis para o reforço vacinal.

Ainda conforme a DGS, as mudanças são semelhantes a de outros países europeus. A maior parte das nações europeias não possui mais medidas restritivas para conter a pandemia da Covid-19. Uma das alterações mais recentes é o fim do uso obrigatório de máscaras em viagens de longa distância na Alemanha, que entra em vigor nesta quinta-feira (2).

Leia mais
Saiba como está a aplicação das vacinas de reforço contra a Covid-19 na Europa
Itamaraty promete novo sistema para gerar CPF de recém-nascidos no Exterior

Compartilhar