Segunda onda de calor na Espanha quebra recordes de temperaturas

Reportagem de Renata Chies, de Barcelona.

A segunda onda de calor do verão espanhol de 2022, que iniciou no último domingo (10) e acaba hoje (18), quebrou recordes de temperaturas máximas em algumas cidades do país. Em Zamora, município que fica 250 km ao norte de Madri, os termômetros registraram 41,1ºC na quarta-feira (13), superando o dia mais quente dos últimos 27 anos: 41ºC, em 24 de julho de 1995. Na cidade de Soria, cerca de 230 km também ao norte de Madrid, as temperaturas chegaram aos 38,7ºC, o que supera o registro máximo absoluto de 38,5ºC, que ocorreu em agosto do ano passado.

As temperaturas mínimas registradas durante os dias de onda de calor também foram extremamente altas. Na comunidade de Andaluzia, ao sul do país, a marca mais baixa nos termômetros da cidade foi de 27ºC. Em Vigo, ao norte de Portugal, a mínima foi de 26ºC. Já na capital Madri a temperatura mais baixa foi de 22ºC.

Essa é a segunda onda de calor da Espanha neste verão. A primeira atingiu o país no dia 11 de junho, e foi a que chegou mais cedo desde 1981. A onda durou oito dias e, segundo dados da Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET), os termômetros atingiram 44,5ºC no dia 17 de junho, na cidade de Andújar, mais ao sul do país.

Apesar dessa segunda onda acabar hoje, as temperaturas continuarão altas, embora um pouco mais baixas do que nos últimos dias. A partir de quarta-feira (20), contudo, é provável que a estabilidade e as temperaturas voltem a aumentar.

Por isso, é essencial estar atento aos cuidados com a saúde. O Agora Europa reúne abaixo as principais dicas para prevenção de insolações e golpes de calor, conforme recomenda o Ministério da Saúde da Espanha.

  • Beba água e líquidos com frequência, mesmo que não sinta sede;
  • Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açucaradas, pois podem provocar desidratação.
  • Tenha um cuidado especial com bebês, crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas portadoras de doenças cardíacas, doenças renais, diabetes, hipertensão, obesidade, câncer, patologias que dificultam a mobilidade, demência e outras doenças mentais;
  • Busque lugares frescos, sombreados e refresque-se sempre que precisar;
  • Tente reduzir a atividade física e evite esportes ao ar livre em horários de sol intenso;
  • Use roupas leves e folgadas, que permitam a transpiração;
  • Nunca deixe ninguém em um veículo fechado e estacionado (especialmente menores, idosos ou pessoas com doenças crônicas);
  • Consulte um profissional de saúde para sintomas que duram mais de uma hora e que podem estar relacionados a altas temperaturas;
  • Mantenha seus medicamentos em local fresco, pois o calor pode alterar sua composição e efeitos;
  • Faça refeições leves que ajudem a repor os sais perdidos pelo suor, como saladas, frutas, legumes e sucos.
Compartilhar